Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos

Conteúdo do artigo principal

Nathan Raphael Varotto
Osmar Moreira Souza Júnior

Resumo


Este estudo foi realizado no projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer – Mais Que Futebol (VADL-MQF)”, com o objetivo de analisar, compreender e descrever os processos educativos que decorrem das relações estabelecidas durante as vivências com o fútbol callejero no projeto de extensão “VADL – MQF”. O fútbol callejero propõe regras que o torna diferente do futebol convencional: nas equipes meninas e meninos jogam juntos, não participam árbitros(as) e as partidas se dividem em três tempos. No primeiro tempo, as equipes estabelecem as regras do jogo em conjunto e de maneira consensual, no segundo tempo se joga a partida e no terceiro, todos(as) os(as) jogadores(as) dialogam sobre o desenvolvimento do jogo e se houve respeito às regras acordadas mutuamente. Durante os três tempos o(a) mediador(a) participa facilitando o diálogo e a interação entre as equipes. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva qualitativa, durante a intervenção foram observados quatro encontros entre abril e maio de 2018, de uma turma do período das manhãs de quinta-feira, anotando todas as informações relevantes num diário de campo. Para estabelecer uma compreensão dos dados coletados e anotações sistemáticas registradas em diários de campo, organizamos categorias temáticas. A partir da análise emergiram duas categorias, a saber: a) “Faustinho perguntou” e b) “Ah é bom porque aqui é o único lugar que não somos julgadas por não saber jogar, que nos dão atenção e nos ensinam”.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VAROTTO, N. R. .; MOREIRA SOUZA JÚNIOR, O. . Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 4, n. 2, p. 43–60, 2020. DOI: 10.17851/2526-4494.4.2.43-60. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/22065. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Nathan Raphael Varotto, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas - PPGE/UFSCar

Osmar Moreira Souza Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
Share |

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BICUDO, Maria A. V.; ESPÓSITO, Vitória H. C. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: UNIMEP, 1997.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sara. Notas de campo. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 150-175.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MYNAIO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz; CARMO, Clayton da S.; CORRÊA, Denise A. Cicloviagem, lazer e educação ambiental: processos educativos vivenciados na Serra da Canastra. Licere, Belo Horizonte, v. 18, n. 4 p. 173-208, 2015.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Edital de atividades de extensão – Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer. São Carlos: ProEx/UFSCar, 2013.
GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Lazer e trabalho: a perspectiva dos líderes das centrais sindicais do Brasil e de Portugal em tempos de globalização. In: ______. (Org.). Interfaces do lazer: educação, trabalho e urbanização. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2008, p. 54-108.
LEMOS, Fábio R. M. Entre o ócio e o negócio: possibilidades de desenvolvimento da motricidade escolar. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2013.
MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 2000.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/EDUC, 1989.
MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Sulina, 1999, p. 61-93.
NEGRINE, Airton. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, A. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/ Sulina, 1999, p. 61-93.
RODRIGUES, Cae; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 4, p. 987-995, 2009.
ROSSINI, Luciano; SERRANI, Esteban; WEIBEL, Matías; WAINFELD, Manuel. Fútbol callejero: juventud, liderazgo y participación – trayectorias juveniles en organizaciones sociales de América Latina. Buenos Aires: FUDE, 2012.
SANTOS, Matheus O. Ludicidade, animação cultural e educação: um olhar para o projeto “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, 2008.
VAROTTO, Nathan. R.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz.; LEMOS, Fábio. R. M. Fútbol callejero: processos educativos emergentes da prática social da mediação. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 91-100, set.-dez. 2017.
VAROTTO, Nathan R.; LEMOS, Fábio R. M. Compreensões sobre o processo de formação de mediadores(as) no fútbol callejero. Anais do Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Ecomotricidade e bem viver, Aracaju; São Cristóvão. São Carlos: SPQMH, 2017, p. 308-319.