Expansão da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538Palavras-chave:
Ensino superior, Pendularidade de estudantes, Centros regionaisResumo
A rápida expansão da Educação à Distância-EaD no Brasil tem provocado discussões acaloradas, que vão além daquelas relacionadas com os métodos de ensino e com a qualidade. A flexibilização observada para a oferta de cursos e a capilaridade desta modalidade tornaram a EaD uma alternativa para a ampliação do ensino superior. Um dos impactos do crescimento da EaD se dá na mobilidade espacial estudantil. O estado de Minas Gerais apresentou expressivo crescimento de matriculados na EaD, inclusive estando acima da taxa nacional no período de 2005 a 2019. Este trabalho se propõe a avaliar a expansão da oferta da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais, considerando os fluxos identificados no Censo Demográfico de 2010. Os dados de matrículas, fluxos e distâncias conjugados com a identificação dos grandes eixos viários de Minas Gerais permitiram avaliar como Belo Horizonte e os outros cinco centros regionais exercem suas centralidades em relação à modalidade.
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