Expansão da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais

Autores

  • Rafael Santiago Soares Professor EBTT - IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG https://orcid.org/0000-0001-7689-669X
  • Paulo Fernando Braga Carvalho Professor Adjunto da PUC-Minas / Doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC-Minas https://orcid.org/0000-0001-6584-8836
  • Carlos Lobo Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538

Palavras-chave:

Ensino superior, Pendularidade de estudantes, Centros regionais

Resumo

A rápida expansão da Educação à Distância-EaD no Brasil tem provocado discussões acaloradas, que vão além daquelas relacionadas com os métodos de ensino e com a qualidade. A flexibilização observada para a oferta de cursos e a capilaridade desta modalidade tornaram a EaD uma alternativa para a ampliação do ensino superior. Um dos impactos do crescimento da EaD se dá na mobilidade espacial estudantil. O estado de Minas Gerais apresentou expressivo crescimento de matriculados na EaD, inclusive estando acima da taxa nacional no período de 2005 a 2019. Este trabalho se propõe a avaliar a expansão da oferta da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais, considerando os fluxos identificados no Censo Demográfico de 2010. Os dados de matrículas, fluxos e distâncias conjugados com a identificação dos grandes eixos viários de Minas Gerais permitiram avaliar como Belo Horizonte e os outros cinco centros regionais exercem suas centralidades em relação à modalidade.

Biografia do Autor

  • Rafael Santiago Soares, Professor EBTT - IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

    Rafael Santiago Soares é doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e, desde 2020, realiza estágio pós-doutoral no IGC/UFMG. É bacharel-licenciado em Geografia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas (2005). Sua tese de doutorado versa sobre os impactos regionais da flexibilização e expansão do ensino superior em Minas Gerais, problematizados por meio da análise da mobilidade espacial da população. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), campus São João Del Rei. Integra o grupo de pesquisa Geografia Aplicada reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi professor voluntário de departamento de Geografia da UFMG, entre 05/2021 e 12/2021. Entre 2012 e 2018 foi docente dos Cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. No UNIBH coordenou o curso de Geografia (2013-2014), exerceu a função de Diretor Adjunto do Instituto de Engenharia e Tecnologia - IET (2014-2016) e foi Diretor do Campus Cristiano Machado (2016-2017). Dedica-se a pesquisas sobre políticas públicas urbano-regionais, planejamento e gestão urbano-regional e impactos regionais da flexibilização da oferta do ensino superior. Contato: rafaelsantiagosoares@gmail.com

  • Paulo Fernando Braga Carvalho, Professor Adjunto da PUC-Minas / Doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC-Minas

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas). Tem experiência e atua nas áreas de Análise Espacial, Métodos Quantitativos, Estatística Espacial e Geografia da Saúde.

  • Carlos Lobo, Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutor em Demografia pelo NEPO/UNICAMP. Diretor do Instituto de Geociências da UFMG (Gestão 2022-2026) e Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, ambos do IGC/UFMG, além do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ. Líder do grupo de pesquisa intitulado Acessibilidade e Mobilidade Urbana, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG (2019-2022) e Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2016), editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na subárea de Geografia da População e Geografia dos Transportes, especialmente nas linhas de pesquisa migrações e mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise regional.

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expansão da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais . (2023). Revista Geografias, 18(2), 44-64. https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538

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