Expansion of distance higher education and the pendular mobility of students to Belo Horizonte and to the five main regional centers in the interior of Minas Gerais

Authors

  • Rafael Santiago Soares Professor EBTT - IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG https://orcid.org/0000-0001-7689-669X
  • Paulo Fernando Braga Carvalho Professor Adjunto da PUC-Minas / Doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC-Minas https://orcid.org/0000-0001-6584-8836
  • Carlos Lobo Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538

Keywords:

Higher Education, Student Commuting Mobility, Regional Centers

Abstract

The fast expansion of Distance Learning (DL) in Brazil has provoked heated discussions that go beyond those related to teaching methods and quality. The flexibility observed in the offer of courses and the variety of this modality turned distance education into an alternative for the expansion of higher education. One of the impacts of the growth of distance education is on student spatial mobility. The state of Minas Gerais showed a significant growth in DL enrollments, even higher than the national rate in the period from 2005 to 2019. This work aims to assess the expansion of the offer of higher education at a distance and the commuting of students to Belo Horizonte and to the five main regional centers in the interior of Minas Gerais, considering the flows identified in the 2010 Demographic Census. Enrollment data, flow, and distances combined with the identification of the major road axes of Minas Gerais allowed us to assess how Belo Horizonte and the other five regional centers exert their centralities in relation to distance education modality.

Author Biographies

  • Rafael Santiago Soares, Professor EBTT - IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

    Rafael Santiago Soares é doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e, desde 2020, realiza estágio pós-doutoral no IGC/UFMG. É bacharel-licenciado em Geografia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas (2005). Sua tese de doutorado versa sobre os impactos regionais da flexibilização e expansão do ensino superior em Minas Gerais, problematizados por meio da análise da mobilidade espacial da população. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), campus São João Del Rei. Integra o grupo de pesquisa Geografia Aplicada reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi professor voluntário de departamento de Geografia da UFMG, entre 05/2021 e 12/2021. Entre 2012 e 2018 foi docente dos Cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. No UNIBH coordenou o curso de Geografia (2013-2014), exerceu a função de Diretor Adjunto do Instituto de Engenharia e Tecnologia - IET (2014-2016) e foi Diretor do Campus Cristiano Machado (2016-2017). Dedica-se a pesquisas sobre políticas públicas urbano-regionais, planejamento e gestão urbano-regional e impactos regionais da flexibilização da oferta do ensino superior. Contato: rafaelsantiagosoares@gmail.com

  • Paulo Fernando Braga Carvalho, Professor Adjunto da PUC-Minas / Doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC-Minas

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas). Tem experiência e atua nas áreas de Análise Espacial, Métodos Quantitativos, Estatística Espacial e Geografia da Saúde.

  • Carlos Lobo, Professor Associado do Departamento de Geografia da UFMG / Doutor em Geografia pelo IGC/UFMG

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutor em Demografia pelo NEPO/UNICAMP. Diretor do Instituto de Geociências da UFMG (Gestão 2022-2026) e Professor Associado do Departamento de Geografia do IGC/UFMG. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, ambos do IGC/UFMG, além do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ. Líder do grupo de pesquisa intitulado Acessibilidade e Mobilidade Urbana, reconhecido pela UFMG e cadastrado no CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da UFMG (2019-2022) e Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2016), editor-chefe da Revista Geografias/UFMG e pesquisador bolsista FAPEMIG. Atua preferencialmente na subárea de Geografia da População e Geografia dos Transportes, especialmente nas linhas de pesquisa migrações e mobilidade espacial da população, incluindo a utilização de métodos quantitativos aplicados a análise regional.

References

ARANHA, V. Mobilidade pendular na metrópole paulista. In.: São Paulo em

Perspectiva. São Paulo: Fundação SEADE, 2005, v. 19, n. 4, p. 96-109.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CARVALHO, L; AMARAL, P; MENDES, P. Matrizes de distâncias e tempo de deslocamento rodoviário entre os municípios brasileiros: uma atualização metodológica para 2020. [s.l.]: Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Disponível em: <https://EconPapers.repec.org/RePEc:cdp:texdis:td630>.

DOTA, E. M.; CAMARGO, D. M. D. Regionalização, mobilidade pendular e os desafios metropolitanos: o caso da RM de Campinas. Revista Política e Planejamento Regional, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 127-147, jan/jun. 2015.

FREY, H; DOTA, E. M. O Censo de 2010 e as primeiras leituras sobre a mobilidade espacial da população na Região Metropolitana de Campinas. Mediações, Londrina, PR, v. 18, n. 1, p. 226-243, jan./jun. 2013.

FUSCO, W.; OJIMA, R. A interiorização do ensino superior em Pernambuco e seus efeitos na mobilidade pendular. Blucher Social Sciences. Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP, 2016, p. 81-92.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Brasília: INEP, 2005, 2010, 2015 e 2019.

JÚNIOR, H. S. B. C; FERRAZ, I. N. A expansão da educação a distância e o ensino superior no Brasil: caminhos tortuosos. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 49, p. 149-163, 2013.

JUSTINO, T. S. O efeito da expansão da educação superior na pendularidade no interior do Nordeste brasileiro em 2000 e 2010. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, 2018.

LOBO, C.; CARDOSO, L.; LINHARES, I.; GARCIA, R. A. Mobilidade pendular e a integração metropolitana: uma proposta metodológica para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG - 2010. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE POPULAÇÃO – REBEP, v. 34, p. 321-339, 2017.

MANCEBO, D; VALE, A. A; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 31-50, 2015.

MARQUES, A. C. H. e CEPÊDA, V. A. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos. Perspectivas. São Paulo, v. 42, p. 161-192, jul./dez. 2012.

MATOS, R. Das grandes divisões do Brasil à ideia do urbano em rede tripartite. In.: MATOS, R (Org.) Espacialidades em rede: população, urbanização e migração no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: C/Arte, 2005, p.17-59.

MOURA, R. Movimento pendular e perspectivas de pesquisa em aglomerados urbanos. São Paulo em perspectiva. São Paulo: Fundação SEADE, 2005, v. 19, n. 4, p. 121-133.

SANTOS, C. D. A. Educação a distância: tensões entre expansão e qualidade. In.: CÁSSIO, F. Educação contra a barbárie. São Paulo: Editora Boitempo, p. 53-28, 2019.

SOARES, R. S. Flexibilização da oferta do ensino superior: a mobilidade espacial de estudantes e as conexões geográficas em Minas Gerais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Minas Gerais – UFMG, 2020.

SOARES, R. S.; LOBO, C. Nível hierárquico e rede de influência dos centros regionais no interior do estado de Minas Gerais: uma proposta com base na oferta do ensino superior. In: Revista Caminhos de Geografia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, v. 21, n. 73, 2020, p. 53-69.

Published

2023-04-17

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Expansion of distance higher education and the pendular mobility of students to Belo Horizonte and to the five main regional centers in the interior of Minas Gerais . (2023). Revista Geografias, 18(2), 44-64. https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>