Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia

Autores/as

  • André Melo Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50

Palabras clave:

Diane Arbus, Fotografia, Grotesco, Retratos

Resumen

Este artigo pretende apresentar o trabalho de Diane Arbus, importante fotógrafa norte-americana de origem judaica que produziu sua obra nos anos 1960 e 1970. Influenciada pelo trabalho de Lisette Model, também de origem judaica, Arbus se tornou uma das primeiras fotógrafas interessadas em nos lembrar de que o estranho/grotesco está próximo de nós e faz parte da nossa realidade. O trabalho que consagrou Arbus, e que será aqui analisado, se caracteriza pelo registro e exibição daquilo que são consideradas “as partes debaixo” da sociedade, as partes as quais a moral e os bons costumes determinaram como interditadas e que devem permanecer escondidas porque comprometeriam a ilusão de uma sociedade igual, lisa e perfeita, sobretudo, ordenada.

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Biografía del autor/a

André Melo Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

Mendes, A. M. (2013). Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 7(13), 29–50. https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50