Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia

Auteurs

  • André Melo Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50

Mots-clés :

Diane Arbus, Fotografia, Grotesco, Retratos

Résumé

Este artigo pretende apresentar o trabalho de Diane Arbus, importante fotógrafa norte-americana de origem judaica que produziu sua obra nos anos 1960 e 1970. Influenciada pelo trabalho de Lisette Model, também de origem judaica, Arbus se tornou uma das primeiras fotógrafas interessadas em nos lembrar de que o estranho/grotesco está próximo de nós e faz parte da nossa realidade. O trabalho que consagrou Arbus, e que será aqui analisado, se caracteriza pelo registro e exibição daquilo que são consideradas “as partes debaixo” da sociedade, as partes as quais a moral e os bons costumes determinaram como interditadas e que devem permanecer escondidas porque comprometeriam a ilusão de uma sociedade igual, lisa e perfeita, sobretudo, ordenada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

André Melo Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Références

ARBUS, Diane citado por DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARBUS, Diane. Diane Arbus, review by Elsa Dorfman. Elsa Dorfman, 1995. Disponível em: <http://dorfmanstaging.herokuapp.com/categories/2/albums/68>. Acesso em: 22 jul. 2013.

BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara F. Vieira. São Paulo: Huicitec, 2010.

BAUER, Hermann; PRATER, Andreas. Barroco. Köln: Taschen, 2007.

BORGES, Maria E. L. História e fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

BUTLER, Judith. Diane Arbus: “Surface Tensions: Judith Butler on Diane Arbus”. American Suburbx, fev. 2004. Disponível em <http://www.americansuburbx.com/2010/11/theory-surface-tensions-judithbutler.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

CABALLERO, Juan Diego. Don Sebastian de Morra, de Velázquez. Ensen-Arte, 23 mar. 2007. Disponível em: <http://aprendersociales.blogspot.com.br/2007/03/don-sebastian-de-morra-develzquez.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

EICHENBERGER, Andréa. Encontros colaborativos. Photomagazine, edição 42. Disponível em: <http://photomagazine.uol.com.br/encontros-colaborativos/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

GUERRA, Silivia. Weegee dans la collection Berison. Arte Captital. Disponível em: <http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=139>. Acesso em: 22 jul. 2013.

JEFFREY, Ian. Cómo ler la fotografia. Trad. Israel Ortega. Barcelona: Electa, 2009.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Trad. Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

KANZ, Roland. Retratos. Köln: Taschen, 2008.

KREINIK, Juliana; LAIRD, Chad. Neue Sachlichkeit: Otto Dix's Portrait of the Journalist Sylvia von Harden. Disponível em: <http://smarthistory.khanacademy.org/Neue-Sachlichkeit.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

O BOBO da Corte Sebastián Morra. Casthalia, 30 jan. 2006. Disponível em: <http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/velazquez_morra.htm>. Acesso em: 22 jul. 2013

PORTRAIT, Walker Evans. Os olhos trafegam em sentimentos, não em pensamentos. Centro de Fotografia ESPM, 12 jun. 2012. Disponível em: <http://foto.espm.br/index.php/referencias/os-olhos-trafegam-em-sentimentosnao-em-pensamentos-walker-evans/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

PAUL Strand (1890 – 1976): referências, estudo, ecleticidade. Centro de Fotografia ESPM, 1 ago. 2012. Disponível em: <http://foto.espm.br/index.php/referencias/paul-strand-1890-1976-referenciasestudo-ecleticidade/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

STURGIS, Alexander. Entender la pintura: análisis y explicación de los temas de las obras. Barcelona: Blume, 2002.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

WILSON, William. Art Review: Lisette Model’s Eloquent Photographs. Los Angeles Times. 10 ago. 1991. Disponível em: <http://articles.latimes.com/1991-08-10/entertainment/ca-90_1_lisette-model>. Acesso em: 22 jul. 2013.

WOLF, Norbert. Velázquez. Trad. Maria Eugénia R. da Fonseca, Köln: Taschen, 2006.

Téléchargements

Publiée

2013-10-30

Comment citer

Mendes, A. M. (2013). Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 7(13), 29–50. https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50