Como tratar dos judeus no ensino de Idade Média?

Auteurs

  • Sergio Alberto Feldman Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.11.105-118

Mots-clés :

Judeus, Preconceito, Idade Média

Résumé

O artigo objetiva ser uma reflexão didática sobre a inserção curricular da presença judaica no medievo cristão com a intenção de gerar reflexões nos alunos sobre o preconceito milenar antijudaico. Insere uma análise da presença judaica no Ocidente medieval cristão e sugere recortes temáticos e propostas de uso de obras historiográficas com ajuda de recursos cinematográficos.

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Biographie de l'auteur

Sergio Alberto Feldman, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto de História Medieval na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado na Universidade de Tel Aviv (Israel), Mestre em História Social pela USP e Doutor em História Medieval pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou mais de 25 anos em escolas judaicas nas localidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, como professor e coordenador de Cultura Judaica. Atua também na História Antiga com ênfase na História Bíblica.

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Publiée

2012-10-30

Comment citer

Feldman, S. A. (2012). Como tratar dos judeus no ensino de Idade Média?. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 6(11), 105–118. https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.11.105-118

Numéro

Rubrique

Artigo-Dossiê