REVISÃO SISTEMÁTICA

mapeamento de processos e BPM em organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2023.41124

Palavras-chave:

Mapeamento de Processos., Modelagem de Processos., Gestão por Processos., Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

Introdução: O mapeamento de processos possibilita identificar, compreender e produzir soluções ao melhorar o desempenho dos processos de negócios nas organizações. Mapear processos é a etapa preparatória para determinar o êxito em projetos de gestão por processos. Executar o mapeamento de processos em organizações públicas e privadas é importante em qualquer conjuntura, em especial no de escassez financeira. Objetivo: Conhecer como o mapeamento de processos é aplicado nas organizações públicas e privadas, usando a metodologia BPM, e buscar evidenciar as diferenças entre esses usos. Metodologia: Caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratório e descritivo, aplicando procedimentos bibliográficos para coleta de dados. Utiliza o método da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), cujo protocolo da revisão possui três etapas: planejamento, execução e seleção. Resultados: Trabalhou-se com uma amostra final de 25 documentos, que foram analisados e sumarizados em uma matriz, a partir das categorias definidas no protocolo da RSL. Também foram feitas associações com os conceitos adotados na fundamentação teórica. Considerações Finais: Considera-se que as evidências encontradas como resultados podem contribuir na implementação de projetos de mapeamento de processos com o uso da metodologia BPM com maior eficiência e eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Varella Bueno, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior(UFMG). Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-MG). Atualmente é colaborador na Secretaria Administrativa da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Tem como interesse desenvolver competências nas temáticas: processos de negócios, metodologia científica, métodos de revisão de literatura, análise de dados, tecnologias em unidades e centros de informação, Big Data na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento(AOC)

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação (ECI/UFMG). Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do grupo Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra, Portugal). Interesses na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento: ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros, glossários, mapas conceituais e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação. (Texto informado pelo autor)

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG. Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão de Informação, Processos e Tecnologia da Informação. Consultora nas áreas de organização e representação da informação e do conhecimento, modelagem de processos. Experiência em modelagem de soluções de Enterprise Content Management (ECM) e Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: Classificação e representação da informação e do conhecimento; Taxonomias corporativas e facetadas; Ontologias como instrumento para recuperação e qualidade de dados; Modelagem de Dados; Inteligência Artificial. Preservação de documentos arquivísticos digitais.

Referências

ABPMP Brasil. Association of Business Process Management Professionals Brazil Chapter. Pesquisa do capítulo brasileiro. @2013. Disponível em: https://www.abpmp-br.org. Acesso em: 12 maio 2021.

AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. Especial, p. 187-201, 2020.

AGANETTE, E. C.; TEIXEIRA, L. M. D.; AGANETTE, K. J. P. Modelagem de processos em empresa do setor de saúde pública: i-CISMEP, um relato de caso. ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC, Florianópolis, v. 28, n. 56, p. 92-110, 2018.

BUENO, R. V. O uso do BPM no mapeamento de processos nas organizações: Uma revisão sistemática da literatura.2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2020.

BIOLCHINI, J. et al. Systematic review in software engineering. System Engineering and Computer Science Department, COPPE/UFRJ, Technical Report ES, v. 679, n. 5, p. 45, 2005.

BPM CBOK Versão 3.0. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. São Paulo: ABPMP, 2013.

COSTA, E. P.; POLITANO, P. R. Modelagem e mapeamento: técnicas imprescindíveis na gestão de processos de negócios. In: XXVIII

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ENEGEP, 2008. p. 1-10.

DAL MOLIN, A. Mapeamento e modelagem de processos de negócio em uma instituição pública de ensino superior.2017. 65f. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção) – Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa, RS. Bagé, RS: UNIPAMPA, 2017.

DE LIMA, M. S.; SOARES, B. G.; BACALTCHUK, J. Psiquiatria baseada em evidências. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 142-146, 2000.

DE OLIVEIRA, S. B. A gestão de processos de negócio e suas ferramentas de apoio. In: XIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – SIMPEP, 13., 6 a 8 de Novembro de 2006, Bauru, SP, Brasil. Anais... Bauru, SPÇ UNESP, 2006.

DE SORDI, J. O. Gestão por processos. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Saraiva, 2008

DRUCK, G.; FILGUEIRAS, L.; MOREIRA, U. Ajuste fiscal e as universidades públicas brasileiras: a nova investida do banco mundial. Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 242, p. 602-634, set./dez., 2017.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

JUNIOR, P. O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e gestão por processos: BPM. São Paulo: M. Books, 2011.

SGANDERLA, K. Gestão de processos ou gestão por Processos? Process, Soluções em Tecnologia, [S.l.], Versão Digital, 6 ago. 2012.

TOLFO, C.; FLORA D. F.; FIORENZA, M. M. Modelagem de processos na gestão da segurança da informação: um relato de experiência In:

HAUCK, J. C. R. et al. III ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, evento integrante do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 17 a 20 de maio de 2016, Castelmar Hotel, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: EISI, 2016

TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International journal of information management, [S.l.], v. 30, n. 2, p. 125-134, 2010.

VOM BROCKE, J.; ZELT, S.; SCHMIEDEL, T. On the role of context in business process management. International Journal of Information Management, [S.l.], v. 36, n. 3, p. 486-495, 2016.

ZAIRI, M. Business process management: a boundaryless approach to modern competitiveness. Business Process Management Journal, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 64-80, 1997.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

BUENO, R. V.; MACULAN, B. C. M. dos S.; AGANETTE, E. C. REVISÃO SISTEMÁTICA: mapeamento de processos e BPM em organizações. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.41124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/41124. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)