A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira
Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.14913Palavras-chave:
Retórica musica, música no Brasil colonial, Compositores brasileiros, Análise musicalResumo
O objetivo neste artigo foi expor a retórica como ferramenta de estudo e análise da música colonial brasileira. Para isso, partir-se-á de breve contextualização sobre a utilização de elementos retóricos no discurso da música europeia do final do século XVI até o início do século XIX, assim como no Brasil Colonial. Em seguida, será mostrada a crescente atenção da musicologia desde meados da década de 1960, em compreender a constituição e disposição das estruturas retóricas. Do mesmo modo, relataremos os estudos em desenvolvimento sobre a retórica musical no Brasil. Ademais, pretende-se no trabalho, mediante metodologia baseada em análises retórico-musicais relacionadas com o texto litúrgico e harmonia, averiguar esses processos e mecanismos nas obras de Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






