A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira

Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.14913

Palavras-chave:

Retórica musica, música no Brasil colonial, Compositores brasileiros, Análise musical

Resumo

O objetivo neste artigo foi expor a retórica como ferramenta de estudo e análise da música colonial brasileira. Para isso, partir-se-á de breve contextualização sobre a utilização de elementos retóricos no discurso da música europeia do final do século XVI até o início do século XIX, assim como no Brasil Colonial. Em seguida, será mostrada a crescente atenção da musicologia desde meados da década de 1960, em compreender a constituição e disposição das estruturas retóricas. Do mesmo modo, relataremos os estudos em desenvolvimento sobre a retórica musical no Brasil. Ademais, pretende-se no trabalho, mediante metodologia baseada em análises retórico-musicais relacionadas com o texto litúrgico e harmonia, averiguar esses processos e mecanismos nas obras de Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia.

Biografia do Autor

  • Eliel Almeida Soares, Universidade de São Paulo, Brasil

    PhD in Musicology from the University of São Paulo (2017) and Post-Doctoral student of the Department of Music of the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Ribeirão Preto (DM-FFCLRP), University of São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2019-08-17

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A retórica Em Quatro Compositores Da Música Colonial Brasileira: Manuel Dias De Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo De Mesquita, André Da Silva Gomes E José Maurício Nunes Garcia”. 2019. Per Musi, nº 39 (agosto): 1-31. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.14913.