Samba como representação de Brasilidade na retórica do cancioneiro popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.15152

Palavras-chave:

Identidade Social, Retórica, Representações Sociais, Música Popular, Nacionalismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo examinar as representações hegemônicas do que se diz “ser brasileiro”. Propõe-se a análise retórica de letras do cancioneiro popular brasileiro para apresentar os aspectos psicossociais que trazem à luz as representações de identidade social. A afirmação de vínculos identitários e simbólicos por meio das musicalidades expõe os desejáveis dos grupos que comungam acerca do seu valor. O constructo de identidade social vinculado à nacionalidade é uma crença reforçada pelas práticas sociais, que se sustenta na metáfora que define Música como a “alma do povo”.

Biografia do Autor

  • Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Dra., Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

    Claudia Alvarenga é Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, graduada em Composição e Ensino de Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e regente do Coral da ASA. Em suas atividades artísticas, destacam-se as obras como cantora, compositora e arranjadora com temas que abrangem canções étnicas, uso não tradicional da voz e canto coral. Desenvolve trabalhos que incluem reflexões sobre música, educação musical, análise do discurso e psicologia social.

  • Tarso Bonilha Mazzotti, Prof. Dr., Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1978) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1987). Professor Titular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, retórica, filosofia da educação, epistemologia e representação social.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Samba Como representação De Brasilidade Na retórica Do Cancioneiro Popular”. 2019. Per Musi, nº 39 (setembro): 1-12. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.15152.