Sub-representação feminina na música

reflexões, desafios, perspectivas de empoderamento e tutela de igualdade de gênero, sob análise legislativa, das políticas públicas e de ações nesse contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36925

Palavras-chave:

Compositoras e maestras, Direitos/deveres constitucionais e legais, História Cultural, Igualdade de Gênero, Sustentabilidade

Resumo

O estudo, mediante um diálogo interdisciplinar entre a Música e o Direito, convida o leitor a refletir sobre a lenta valorização e representatividade, principalmente de compositoras e regentes brasileiras, acompanhada de instrumentais ofertados pelo próprio Estado, com políticas públicas e previsões legais, em um contexto territorial crivado de históricas desigualdades. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas musicistas, além de ser um dos objetivos da Agenda da ONU para 2030, é um direito/dever constitucional, considerando-se as várias diretrizes constantes na Constituição da República Federativa do Brasil. A partir de um breve histórico musical, teórico, legislativo e ações de musicistas, propicia-se reflexões sobre o exercício da cidadania e da cibercidadania a oportunizar mais oportunidades e maior igualdade de gênero.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Trevisan Rosário

    Pianista e pesquisadora. Bacharela em Música pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sub área Filosofia da Música, com pesquisas sobre História da Música Brasileira, Heitor Villa-Lobos e Roberto Szidon. Cursos de Teoria Musical e Piano Performance pela Juilliard School (1995-1997, NYC, USA). Colaboradora junto ao Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria. Foi professora do Curso Extraordinário de Música (UFSM) e assessora da regência da Orquestra da Universidade Federal de Santa Maria. Autora de artigos nacionais e internacionais. Apresentou-se principalmente na capital e interior do Rio Grande do Sul (BR) e em Nova York (EUA).

  • Daniela Zago Gonçalves da Cunda, Universidade de São Paulo

    Pós-doutoranda e pesquisadora/colaboradora junto à Universidade de São Paulo (USP/EACH), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Grupo de pesquisas SmartCitiesBr). Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora convidada no Curso de Especialização “MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes” da USP/EACH e no do Curso de Pós-graduação em Direito Público da PUC/RS. Conselheira-substituta e Presidente da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Autora de publicações nacionais e internacionais sobre gestão pública sustentável, transparência e proteção de dados, direitos/deveres fundamentais, controle da Administração Pública e novas tecnologias.

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Publicado

2022-03-20

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Sub-representação Feminina Na Música: Reflexões, Desafios, Perspectivas De Empoderamento E Tutela De Igualdade De Gênero, Sob análise Legislativa, Das políticas Públicas E De ações Nesse Contexto ”. 2022. Per Musi, nº 42 (março): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36925.