Sub-representação feminina na música
reflexões, desafios, perspectivas de empoderamento e tutela de igualdade de gênero, sob análise legislativa, das políticas públicas e de ações nesse contexto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36925Palavras-chave:
Compositoras e maestras, Direitos/deveres constitucionais e legais, História Cultural, Igualdade de Gênero, SustentabilidadeResumo
O estudo, mediante um diálogo interdisciplinar entre a Música e o Direito, convida o leitor a refletir sobre a lenta valorização e representatividade, principalmente de compositoras e regentes brasileiras, acompanhada de instrumentais ofertados pelo próprio Estado, com políticas públicas e previsões legais, em um contexto territorial crivado de históricas desigualdades. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas musicistas, além de ser um dos objetivos da Agenda da ONU para 2030, é um direito/dever constitucional, considerando-se as várias diretrizes constantes na Constituição da República Federativa do Brasil. A partir de um breve histórico musical, teórico, legislativo e ações de musicistas, propicia-se reflexões sobre o exercício da cidadania e da cibercidadania a oportunizar mais oportunidades e maior igualdade de gênero.
Referências
Alves-Mazzotti, A. J. Gewandsznajder, F. 1998. Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira.
Amadio. Lígia. 2021. Site oficial: http://ligiaamadio.net/a/curriculum-portugues/. Acesso em 02/07/2021.
Baroncelli, Nilcéia Cleide da Silva. 1987. Mulheres Compositoras – Elenco e Repertório. São Paulo: Roswitha Kempf Editores. Financiado pelo Instituto Nacional do Livro.
Bassa, Arnau Queralt et all. 2019. Ciutats sostenibles. Ciutats inclusives. Sèrie Medi Ambient. Edició Diputació de Barcelona.
Berger, Peter L.; Luckmann, Thomas. 2012. A construção social da realidade: tratado sobre sociologia do conhecimento. 34ª ed. Petrópolis, Vozes.
Bonafé, Valéria. 2021. Site oficial: https://www.valeriabonafe.com Acesso em 03/08/2021.
Bosselmann, Klaus. 2008. The principle of sustainability. Transforming Law and governance, Ashgate.
____________________. 2015. O princípio da sustentabilidade: Transformando direito e governança. Tradução: Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.
Bourdieu. Pierre. 1995. A dominação masculina. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 133- 184.
Canotilho, José Joaquim Gomes. 2012. Sustentabilidade – um romance de cultura e de ciência para reforçar a sustentabilidade democrática. Boletim da Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra, n.º 88 (v. 53, Tomo I) pp. 1-11.
__________________________. 2006. Brancosos e Interconstitucionalidade: itinerários dos discursos sobre a historicidade constitucional. Coimbra: Almedina.
Carvalho, Flávio Cardoso de. 2001.Canções de Dinorá de Carvalho: Uma análise interpretativa. Editora da Unicamp, Campinas, SP.
Catanzaro, Tatiana Olivieri. 2003. Transformações na Linguagem Musical Contemporânea Instrumental e Vocal sob a Influência da Música Eletroacústica entre as Décadas de 1950- 70. Dissertação (Mestrado) — ECA/USP, São Paulo.
Conde, Cecília. 2008. Conversa de Cecilia Conde com Pollyanna Ferrari sobre a criação do curso de Musicoterapia no CBM.
Ferrari, Pollyanna; CONDE, Cecilia. 2008. A criação do Curso de Musicoterapia no Rio de Janeiro e suas reverberações. In: COSTA, Clarice Moura (org.). Musicoterapia no Rio de Janeiro: Novos Rumos. Rio de Janeiro: Editora CBM, p. 32-47.
Cravo, Daniela; CUNDA, Daniela Zago G. da; RAMOS, Rafael. 2021. Lei Geral de Proteção de Dados e o Poder Público. Porto Alegre: Editora do TCE/RS v.1. p.223. https://cloud.tce.rs.gov.br/s/THppeokTTesA7rr Acesso em 02/08/2021.
Cunda, Daniela Zago G. da; Villac, Tereza. 2021. Contratações Públicas Sustentáveis e a Atuação da Advocacia Pública e dos Tribunais de Contas: um "Apelo á Última Geração" In: CUNDA, Daniela Zago Gonçalves da. 2020. Controle de sustentabilidade pelos Tribunais de Contas e a necessária ênfase à dimensão ambiental. In: MIRANDA, Jorge; GOMES, Carla Amado; PENTINAT, Susana Borràs (Coord.). Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Volume 10, E-Book Internacional. Lisboa: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CJP e CIDP), pp. 293-341.
Cunda, Daniela Zago G.; Ramos, Letícia A. 2020. Os 20 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal: transparência e proteção de dados a tutelar os direitos fundamentais à cibercidadania e à boa ciber@dministração pública. In FIRMO FILHO, Alípio Reis et all (coord.) Responsabilidade na Gestão Fiscal: Estudos em homenagem aos 20 anos da Lei Complementar n. 101/2000, Belo Horizonte: Fórum.
Cunda, Daniela Zago Gonçalves da. 2017. Controle de Sustentabilidade Fiscal pelos Tribunais de Contas: tutela preventiva da responsabilidade fiscal e a concretização da solidariedade intergeracional, In: LIMA, Luiz Henrique; SARQUIS, Alexandre (Coord.) Contas Governamentais e Responsabilidade Fiscal: desafios para o controle externo. Estudos de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas. Belo Horizonte: Fórum.
¬¬¬____________________________. 2016. Controle de sustentabilidade pelos Tribunais de Contas. 2016. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
____________________________. 2013 Sustentabilidade Fiscal sob a Ótica da Solidariedade e os Direitos Sociais em Xeque. Ano 2, nº 3, 1911-1967 / http://www.idb-fdul.com/ ISSN: 2182-7567.
____________________________. 2011. Controle de Políticas Públicas pelos Tribunais de Contas: Tutela da efetividade dos direitos e deveres fundamentais. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília: UniCEUB, vol. 1, n. 2.
Diniz, Edinha. 2009. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Zahar.
Donza, Cibelle J. 2022. Site oficial: https://www.cibellejdonza.com/ Acesso em 14/07/2022.
Ferrari, Pollyanna; Conde, Cecilia. 2008. A criação do Curso de Musicoterapia no Rio de Janeiro e suas reverberações. In: COSTA, Clarice Moura (org.). Musicoterapia no Rio de Janeiro: Novos Rumos. Rio de Janeiro: Editora CBM, p. 32-47.
Freitas, Juarez. 2016. Sustentabilidade: direito ao futuro. 3ª ed. Belo Horizonte: Fórum.
Freire, Vanda; Portela, Angela Celis Henriques. 2013. Mulheres compositoras – da Invisibilidade à projeção internacional. In: NOGUEIRA, Isabel Porto; FONSECA, Susan Campos (Org.). Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. Goiânia/Porto Alegre: ANNPOM, 279-302.
Gil, Antônio Carlos. 2021. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7.ª ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas.
Gomes, Carla Amado. 2007. Risco e Modificação do Acto Autorizativo Concretizador de deveres de Protecção do Ambiente. Coimbra: Coimbra Editora (versão Ebook).
Igayara-Souza, Susana Cecília. 2019.Quando as professoras de música se transformaram em autoras de livros: uma visão panorâmica da produção escrita por mulheres sobre música. In: MONTI; Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROCHA, Inês de Almeida (Orgs.). Ecos e memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas. Teresina: EDUFPI, p. 305-331.
Limberger, Têmis. 2009. Efetividade da gestão fiscal transparente: o valor da cultura. R. Interesse Público. Porto Alegre, n. 52, p. 75-88.
Marques, Eliane. 2021. Igualdade intragênero e branquitude. In: WARPECHOWSKI, Ana. C. M.; GODINHO, Heloisa; IOKEN, Sabrina (coord.). Políticas públicas e os ODS da Agenda 2030. Belo Horizonte: Fórum, pp. 177-195.
Miranda, Anadir dos Reis. 2010. Mary Wollstonecraft e a reflexão sobre os limites do pensamento liberal e democrático a respeito dos direitos femininos. 1759-1797. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Miskolci, Richard. 2007. A teoria queer e a questão das diferenças: por uma analítica da normalização. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16. Campinas. Anais… Campinas: Unicamp.
______________. 2012.Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Série Cadernos da Diversidade 6. UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Belo Horizonte: /Autêntica Editora.
Murgel, Ana Carolina Arruda de Toledo. 2018. Pesquisando as compositoras brasileiras no século XXI. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 181-192.
Neiva, Tânia Mello. 2011. Cinco mulheres compositoras na música erudita brasileira. Dissertação de Mestrado. Campinas. UNESP.
Neves, José Maria. 2008. Música contemporânea brasileira. 2 ed. RJ: Contracapa.
Oliveira, Jocy 2021 Site oficial da compositora. Disponível em http://www.jocydeoliveira.com/bio/ Acesso em 1 de junho de 2021.
Pérez Luño, Antonio Enrique. 2004. Ciberciudadaní@ o ciudadanìa.com? Barcelona: Gedisa.
_______________________. 2007. Los Derechos Fundamentales. Madrid:Editorial Tecnos. 9.ª Ed.
Perrot, Michelle. Sair. 1991. In: DUBY, George; PERROT, Michelle. (Orgs.). História das mulheres: o século XIX. Lisboa: Afrontamento, p. 503-540.
______________. 2005. As mulheres ou os silêncios da história. Trad. Viviane Ribeiro. São Paulo: Edusc.
Portela, Angela Celis Henriques. 2005. Mulheres Pianistas e Compositoras nos Salões Aristocráticos do Rio de Janeiro de 1870 a 1910. Dissertação (Mestrado em Música). Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rackete, Carola. 2020. É Hora de Agir: um apelo à ultima geração. Colaboração de Anne Weiss: tradução Augusto Paim; apresentação Eliane Brum. 1.º ed. Porto Alegre: Arquipélago.
Ramnarine, Tina K. 2017. Global perspectives on orchestras: Collective creativity and social agency (Vol. 4). Oxford University Press.
Sachs, Ignacy. 2008. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Garamond.
Sarlet, Ingo Wolfgang. 2009. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado.
Verzoni, Marcelo. 2011 “Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth: duas mentalidades e dois percursos”. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ, v. 24, no 1, p. 155-69.
Wollstonecraft, Mary. 2001. A vindication of the rights of woman: with structures on political and moral subjects. Nova York: The Modern Library.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.