Aprendizagem musical na maturidade

diálogo entre teoria e prática

Autores

  • Andréa Cristina Cirino Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Aprendizagem musical para adultos, Iniciantes em música na maturidade, Significado musical e experiência de aprendizagem, Teoria e prática musical

Resumo

Esse trabalho apresenta uma síntese parcial da pesquisa de mestrado concluída em 2010, e tem como propósito discutir o significado de aprendizagem musical e sua relação com a teoria e a prática, levando em conta a intenção e a habilidade musical de adultos maduros. Sob esse enfoque qualitativo com técnicas de etnografia escolar, o artigo traz os relatos de oito alunos com idade a partir de 50 anos, que participaram de entrevistas semiestruturadas no decorrer do curso de extensão Apreciação e Musicalização na Maturidade – UFMG. Os resultados procedem da análise interpretativa do conteúdo, com base nos argumentos de SWANWICK (2003; 1996) e GREEN (2005). As considerações finais refletem sobre a importância de se adequar métodos de aprendizagem musical para esta faixa etária, conjugando teoria básica e atividades práticas conforme as possibilidades e a experiência do aprendiz.

Biografia do Autor

  • Andréa Cristina Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

    Andréa Cristina Cirino é Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Concluiu os cursos de Especialização em Educação Musical e Ensino Instrumental na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (2005). Possui Licenciatura em Música (1994) e Bacharelado em Clarinete (1990) pela UFMG. Lecionou as disciplinas de Prática Instrumental, Educação Musical e Organologia no Centro de Ensino Técnico da Polícia Militar/MG (1999-2008). Administra aulas de flauta-doce e atua profissionalmente como clarinetista em eventos. Com experiência na área de Artes, dedica-se aos seguintes temas: musicalização, performance e identidade musical.

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Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Aprendizagem Musical Na Maturidade: Diálogo Entre Teoria E prática”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38656.