O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II)

aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas

Autores

  • Gabriel Ferrão Moreira Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Estilo indígena em Villa-Lobos, Modernismo e primitivismo musical, Análise e significado musical

Resumo

Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um “estilo indígena” coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e, numa abordagem hermenêutica, seu potencial significante. Ao fim, apresento alguns modelos de tópicas indígenas em Villa-Lobos.

Biografia do Autor

  • Gabriel Ferrão Moreira, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutorando em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Música (musicologia-etnomusicologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui graduação em Licenciatura em Música pela mesma universidade (2008). Atualmente pesquisa a linguagem modernista de Heitor Villa-Lobos. Possui pesquisas paralelas e publicações em eventos interdisiciplinares, em temas transversais como Religião, Gênero, História e suas relações com a Música. Também desenvolve projetos comunitários de educação musical de crianças e adultos através do canto coral e prática instrumental. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em musicologia-etnomusicologia, composição, teoria musical ocidental e regência coral.

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Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Estilo indígena De Villa Lobos (Parte II): Aspectos rítmicos, Texturais, Potencial Significante E tópicas indígenas”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39718.

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