Horizontalidade e verticalidade

os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro

Autores

  • Paula Veneziano Valente Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

K-Ximbinho, Pixinguinha, Choro, Música popular brasileira, Improvisação, Análise musical

Resumo

Análise sobre os procedimentos de improvisação utilizados por Pixinguinha em 1 x 0 (1947) e por K-Ximbinho em Velhos  Companheiros (1981). Uma comparação das diferenças e semelhanças entre suas abordagens mostra uma preferência pelos modelos estilísticos vertical ou horizontal.

Biografia do Autor

  • Paula Veneziano Valente, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduada em Composição e Regência pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Mestre pela USP, saxofonista e flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1990. Na área didática atua como professora de saxofone e coordenadora de sopros populares na EMESP – Tom Jobim (antiga Universidade Livre de Música-ULM).

Referências

BAILEY, Derek, Improvisation, its nature and practice in music, England Ashbourne: Da Capo Press, 1993.

BERTON, Cesar Gabriel. Inventividade melódica: Uma outra abordagem das técnicas de análise, composição e improvisação em música popular. Campinas: Unicamp (dissertação), 2005.

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NAPOLITANO, Marcos. História e Música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

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VALENTE, Paula Veneziano. Horizontalidade e Verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro. São Paulo: Eca/Usp, (Dissertação), 2009.

Referências sonoras

K-XIMBINHO. Saudades de um clarinete. K-Ximbinho: composição, regência e clarinete. São Paulo: Gravadora Eldorado,1981 (CD digital estéreo).

PIXINGUINHA: 100 Anos. BMG, 1997.

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Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Horizontalidade E Verticalidade: Os Modelos De improvisação De Pixinguinha E K-Ximbinho No Choro Brasileiro”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42680.