Axé music

mitos, verdades e world music

Autores

Palavras-chave:

Axé music, Música popular brasileira, Produção musical, World music

Resumo

O artigo discute a Axé music, oferecendo elementos na tentativa de desconstrução de três mitos nela evidenciados: monocultura, baixa qualidade técnica e sua decadência. A metodologia utilizada privilegia a análise de conteúdo, tendo como meios de verificação e coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com músicos, técnicos, produtores e empresários musicais de Salvador, além de pesquisa documental relacionada ao campo musical baiano atual.

Biografia do Autor

  • Armando Alexandre Castro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutorando pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA), com objeto de tese sobre o desenvolvimento do mercado de administração e edição musical baiano. É Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/UFBA), Especialista em História Social e Educação e Licenciado em Música pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). É Professor Assistente do Instituto de Música da UCSAL, e integrante do Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo (FFCH/UFBA). Autor do livro Irmãs de fé: tradição e turismo no Recôncavo Baiano (E-papers, 2006) que trata do processo de turistificação da secular Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, Bahia.

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Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Axé Music: Mitos, Verdades E World Music”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45184.

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