O formante do cantor e os ajustes laríngeos utilizados para realizá-lo

uma revisão descritiva

Autores

  • Cristina de Souza Gusmão Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0002-7162-991X
  • Paulo Henrique Campos Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
  • Maria Emilia Oliveira Maia Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45512

Palavras-chave:

Voz, Formante do cantor, Canto, Fonoaudiologia, Física acústica

Resumo

Este estudo descreve, através da literatura da Fonoaudiologia e da Física Acústica, alguns aspectos relacionados à produção da voz, tais como o espectro do som como a frequência fundamental, os harmônicos, os formantes e também os ajustes laríngeos. A revisão de literatura inclui a descrição anátomo-fisiológica do aparelho vocal, suas funções e mecanismo para produção vocal. Descreve também os aspectos relacionados à espectografia do som, da localização dos formantes e de ajustes anatômicos e musculares para se obter o formante do cantor. Este estudo visa esclarecer conceitos e levantar questionamentos sobre o que ocorre na fisiologia vocal e o que é dito e aceito pelo senso comum sobre o formante do cantor.

Biografia do Autor

  • Cristina de Souza Gusmão, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

    Fonoaudióloga clínica graduada pela FEAD – Minas desde 2006, especialista em Voz pela PUC- Minas desde 2007. Graduada em Música com habilitação em canto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 2008. Atualmente trabalha com Assessoria e consultoria com profissionais da voz. É cantora integrante do grupo experimental de ópera da UEMG (GEL), professora de canto e preparadora vocal. Participa ativamente de palestras e oficinas relacionadas a voz profissional, principalmente com cantores, além de lecionar cursos de Oratória.

  • Paulo Henrique Campos, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

    Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, 1997. Bacharel em Música com Habilitação em Canto pela Escola de Música da UEMG, 2001. Especialista em práticas interpretativas da Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG, 2003 e possui o título de mestre em educação musical pela Escola de Música da UFMG concluído em Março de 2007. Professor da UEMG nas áreas de canto, fisiologia da voz e pedagogia do ensino de canto desde 2002. Como regente Paulo Henrique Campos atua à frente do “Coral Imprensa Oficial” desde 2000. Além de atuar como músico efetivo da Fundação Clóvis Salgado desde 1995.

  • Maria Emilia Oliveira Maia, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead)

    Fonoaudióloga graduada pela FEAD – Minas - 2006, especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV – São Paulo, graduada em Psicologia pela Universidade Fumec - BH - 1989, especialista em Psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua em atendimento clínico com Assessoria e consultoria ao profissional da voz.

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Publicado

2010-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Formante Do Cantor E Os Ajustes laríngeos Utilizados Para Realizá-Lo: Uma revisão Descritiva”. 2010. Per Musi, nº 21 (janeiro): 1-8. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45512.

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