Panorama dos modos de execução do baião, do maracatu e do frevo na bateria em gravações de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti entre 1965 e 2003
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45902Palavras-chave:
Bateria, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Gênero musical, Música instrumental brasileiraResumo
Este artigo traça um amplo panorama dos modos de execução do baião, do maracatu e do frevo na bateria em gravações de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti entre 1965 e 2003. Usando como procedimentos metodológicos a transcrição musical e a análise descritiva, este texto lança luz sobre trechos de performances de relevantes bateristas brasileiros como Airto Moreira, João Palma, Robertinho Silva, Zé Eduardo Nazário, Nenê, Alfredo Dias Gomes e Márcio Bahia. Com relação ao referencial teórico, a pesquisa se apoia no trabalho de Franco Fabbri (1980) sobre gênero musical. O texto conclui que o baião, o maracatu e o frevo na bateria estiveram expressivamente presentes na discografia de Hermeto e Egberto no período estudado, e que a contribuição dos seus bateristas foi fundamental para a consolidação dos modos de execução destes gêneros musicais na música instrumental brasileira.
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