Panorama dos modos de execução do baião, do maracatu e do frevo na bateria em gravações de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti entre 1965 e 2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45902

Palavras-chave:

Bateria, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Gênero musical, Música instrumental brasileira

Resumo

Este artigo traça um amplo panorama dos modos de execução do baião, do maracatu e do frevo na bateria em gravações de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti entre 1965 e 2003. Usando como procedimentos metodológicos a transcrição musical e a análise descritiva, este texto lança luz sobre trechos de performances de relevantes bateristas brasileiros como Airto Moreira, João Palma, Robertinho Silva, Zé Eduardo Nazário, Nenê, Alfredo Dias Gomes e Márcio Bahia. Com relação ao referencial teórico, a pesquisa se apoia no trabalho de Franco Fabbri (1980) sobre gênero musical. O texto conclui que o baião, o maracatu e o frevo na bateria estiveram expressivamente presentes na discografia de Hermeto e Egberto no período estudado, e que a contribuição dos seus bateristas foi fundamental para a consolidação dos modos de execução destes gêneros musicais na música instrumental brasileira.

Biografia do Autor

  • Christiano Lima Galvão, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP em 2022, mestre em música e educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO em 2015, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1996. Atua desde 1990 na área da música como baterista profissional gravando e acompanhando artistas no Brasil e no exterior. É autor dos livros Creative Brazilian Drumming, publicado nos EUA em 2010 e Grooves Brasileiros Play-Along editado em 2017. Lançou um álbum de música instrumental intitulado 1+1 (2006). Entre 2014 e 2015 atuou como artista em residência na Universidade de Michigan (EUA). Realizou workshops na Berklee College of Music (2015), Universidade de Michigan (2017) e Universidade do Tennessee (2017). Como o artista solo, se apresentou em 2017 na Percussive Arts Society International Convention (PASIC) em Indianápolis (EUA).

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Panorama Dos Modos De execução Do baião, Do Maracatu E Do Frevo Na Bateria Em gravações De Hermeto Pascoal E Egberto Gismonti Entre 1965 E 2003”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-27. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45902.

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