Orient-Occident de Fulchignoni-Xenakis

análise da relação entre música e imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.48275

Palavras-chave:

Xenakis, Orient-Occident, Música eletroacústica, Trilha sonora

Resumo

O filme Oriente-Ocidente, dirigido por Enrico Fulchignoni com música de Iannis Xenakis (ainda não disponível comercialmente) é, em geral, apenas mencionado através da versão concerto homônima da música de Xenakis. Esta indisponibilidade da obra cinematográfica é lamentável, primeiro porque se trata de um documentário com excelente conteúdo e excelente qualidade visual e, segundo, porque demonstra a extraordinária capacidade de imaginação sonora de Xenakis. Esta imaginação expressa-se através de ideias musicais (composicionais), mas também através da forma como Xenakis ilustra e comenta as imagens do filme. O artigo estuda pela primeira vez o filme enquanto tal e a sua música através da relação entre música e imagem.

Biografia do Autor

  • Makis Solomos, Université Paris 8

    Nascido na Grécia e a viver em França, Makis Solomos é professor de musicologia na Universidade Paris 8 e diretor da unidade de pesquisa MUSIDANSE. Publicou vários livros e artigos sobre a música contemporânea. O seu livro From Music to Sound. The Emergence of Sound in 20th- and 21st-Century Music (Routledge, 2019) trata de uma importante mutação da música atual. É também um dos principais especialistas internacionais da música de Xenakis. Co-organizou o Xenakis 22: Centenary International Symposium e editou Révolutions Xenakis (Philharmonie / Éditions de l'Œil, 2022). Está a terminar um novo livro, Habiter (avec) / Dwelling (with) Xenakis. Desde há alguns anos, trabalha em ecologia sonora. Acabou de publicar Exploring the Ecologies of Music and Sound. The Living, the Mental and the Social in today's Music, Sound Art and Artivisms (Routledge, 2023), e está agora a trabalhar na ideia de decrescimento.

  • André Villa, Université Paris 8

    Músico, compositor, arranjador e sound designer, Villa atuou durante mais de 8 anos no Curso de Cinema e Audiovisual da UFPa. Desde 2022 é professor do departamento de Música da Universidade Paris 8 – Vincennes - Saint-Denis onde assume disciplinas de composição assistida por computador assim que cursos de composição musical em relação com outras artes. Faz parte do quadro de pesquisadores Laboratório MUSIDANCE da Universidade Paris 8. Enquanto pesquisador, vem trabalhando com questões sobre a utilização da música enquanto recurso narrativo nas obras audiovisuais et nos dispositivos interativos.

Referências

Andersson, Barry. 2015. The DSLR Filmmaker’s Handbook, Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons, Inc.

Block, Bruce. 2014. Composer ses images pour le cinéma. Paris: Eyrolles.

Chanan, Michael. 2007. “Rouch, Music, Trance.” In Building Bridges: The Cinema of Jean Rouch, editado por Joram ten Brink. 87-95. Londres: Wallflower.

Chion, Michel. 2003. Pierre Henry. Paris: Fayard.

Delalande, François. 1997. “Il faut être constamment un immigré”. Entretiens avec Xenakis. Paris: Buchet-Chastel/INA-GRM.

Freire, Marcius. 2011. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume.

Fulchignoni, Enrico. 1981. “Sur Orient-Occident”. In Regards sur Iannis Xenakis, 257-262. Paris: Stock.

Gauthier, Guy. 1995. Le documentaire, um autre cinéma. Paris: Nathan.

Graff, Séverine. 2011. “ ‘Cinéma-vérité’ ou ‘cinéma direct’: hasard terminologique ou paradigme théorique ?”, Décadrages 18: 31-46. doi: https://doi.org/10.4000/decadrages.215

Guillaume, Paul. 1979. Psychologie de la forme. Paris: Flammarion.

Harley, James. 2002. “The Electroacoustic Music of Iannis Xenakis”. Computer Music Journal 6 (1): 33-57.

Jay, Emmanuelle. 2020. Le montage - Technique et esthétique: fiction, documentaire, série, nouvelles écritures. Malakoff: Armand Colin.

Lindenmuth, Kevin J. 2011. Réaliser son premier documentaire. Paris: Eyrolles.

Revault d’Allonnes, Fabrice. 1991. La Lumière au Cinéma. Paris: Éditions Cahiers du Cinéma.

Schaeffer, Pierre; Reibel, Guy; Ferreyra, Beatriz. 1967 (1998). Solfège de l’objet sonore. Trois microsillons d’exemples sonores illustrant le Traité des objets musicaux et présentés par l’auteur. Paris: INA-GRM, 1967.

Solomos, Makis. 2009. “Orient-Occident. From the film version to the concert version”. In Iannis Xenakis: Das elektroakustische Werk, editado por Ralph Paland, Christoph von Blumröder, 118-134. Viena: Verlag Der Apfel, Signale aus Köln 14.

Villain, Dominique. 1984. L’œil à la caméra. Paris: Éditions de l’Etoile.

Xenakis, Iannis. 1992. Formalized Music. Stuyvesant: Pendragon Press.

_________________. 1997. Electronic Music. EMF/INA-GRM, EMF CD 003.

_________________. 2008. Electronic music 2: Polytope de Cluny, Hibiki Hana Ma, Neg-ale for “Vasarely”. Mode Records, mode 203.

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Sessão Temática Iannis Xenakis

Como Citar

“Orient-Occident De Fulchignoni-Xenakis: Análise Da relação Entre Música E Imagem”. 2024. Per Musi, nº 42 (outubro): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.48275.