Orient-Occident de Fulchignoni-Xenakis
análise da relação entre música e imagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.48275Palavras-chave:
Xenakis, Orient-Occident, Música eletroacústica, Trilha sonoraResumo
O filme Oriente-Ocidente, dirigido por Enrico Fulchignoni com música de Iannis Xenakis (ainda não disponível comercialmente) é, em geral, apenas mencionado através da versão concerto homônima da música de Xenakis. Esta indisponibilidade da obra cinematográfica é lamentável, primeiro porque se trata de um documentário com excelente conteúdo e excelente qualidade visual e, segundo, porque demonstra a extraordinária capacidade de imaginação sonora de Xenakis. Esta imaginação expressa-se através de ideias musicais (composicionais), mas também através da forma como Xenakis ilustra e comenta as imagens do filme. O artigo estuda pela primeira vez o filme enquanto tal e a sua música através da relação entre música e imagem.
Referências
Andersson, Barry. 2015. The DSLR Filmmaker’s Handbook, Indianapolis, Indiana: John Wiley & Sons, Inc.
Block, Bruce. 2014. Composer ses images pour le cinéma. Paris: Eyrolles.
Chanan, Michael. 2007. “Rouch, Music, Trance.” In Building Bridges: The Cinema of Jean Rouch, editado por Joram ten Brink. 87-95. Londres: Wallflower.
Chion, Michel. 2003. Pierre Henry. Paris: Fayard.
Delalande, François. 1997. “Il faut être constamment un immigré”. Entretiens avec Xenakis. Paris: Buchet-Chastel/INA-GRM.
Freire, Marcius. 2011. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume.
Fulchignoni, Enrico. 1981. “Sur Orient-Occident”. In Regards sur Iannis Xenakis, 257-262. Paris: Stock.
Gauthier, Guy. 1995. Le documentaire, um autre cinéma. Paris: Nathan.
Graff, Séverine. 2011. “ ‘Cinéma-vérité’ ou ‘cinéma direct’: hasard terminologique ou paradigme théorique ?”, Décadrages 18: 31-46. doi: https://doi.org/10.4000/decadrages.215
Guillaume, Paul. 1979. Psychologie de la forme. Paris: Flammarion.
Harley, James. 2002. “The Electroacoustic Music of Iannis Xenakis”. Computer Music Journal 6 (1): 33-57.
Jay, Emmanuelle. 2020. Le montage - Technique et esthétique: fiction, documentaire, série, nouvelles écritures. Malakoff: Armand Colin.
Lindenmuth, Kevin J. 2011. Réaliser son premier documentaire. Paris: Eyrolles.
Revault d’Allonnes, Fabrice. 1991. La Lumière au Cinéma. Paris: Éditions Cahiers du Cinéma.
Schaeffer, Pierre; Reibel, Guy; Ferreyra, Beatriz. 1967 (1998). Solfège de l’objet sonore. Trois microsillons d’exemples sonores illustrant le Traité des objets musicaux et présentés par l’auteur. Paris: INA-GRM, 1967.
Solomos, Makis. 2009. “Orient-Occident. From the film version to the concert version”. In Iannis Xenakis: Das elektroakustische Werk, editado por Ralph Paland, Christoph von Blumröder, 118-134. Viena: Verlag Der Apfel, Signale aus Köln 14.
Villain, Dominique. 1984. L’œil à la caméra. Paris: Éditions de l’Etoile.
Xenakis, Iannis. 1992. Formalized Music. Stuyvesant: Pendragon Press.
_________________. 1997. Electronic Music. EMF/INA-GRM, EMF CD 003.
_________________. 2008. Electronic music 2: Polytope de Cluny, Hibiki Hana Ma, Neg-ale for “Vasarely”. Mode Records, mode 203.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.