Imitação/evocação de sons da Natureza e o Catálogo de Imitações de Flausino Valle

uma análise sob a Semiologia Tripartite Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51651

Palavras-chave:

Música, Flausino Valle, Semiologia tripartite, Espaços associados

Resumo

Neste artigo, focaremos em um dos aspectos que julgamos passível de interpretações em relação ao compositor Flausino Valle (1894-1954), que seria o referente à sua linguagem musical, mais especificamente em características onomatopaicas contidas nos Prelúdios. Essas características aparecem ora de forma evidente, como no título, ora de uma forma menos explícita. Com isso, nosso objetivo foi analisar os Prelúdios sob o viés da Semiologia Tripartite Musical de Molino/Nattiez com o apoio adicional da ideia dos “espaços associados” como entendido por Dominique Maingueneau. Como resultado, chegamos à conclusão de que em alguns dos Prelúdios certas evocações exigem um conhecimento a respeito de Valle e/ou de seu “Catálogo de Imitação de Vozes da Natureza” e um estudo mais detido para serem identificadas, pois não são evidentes. Chegamos também à conclusão que, analisando dessa forma, as referências a outros instrumentos, mais especificamente a viola caipira, podem ser considerados recorrentes.

Biografia do Autor

  • Leonardo Vieira Feichas, Universidade Federal do Acre

    Leonardo Feichas possui bacharelado em música/violino (2010), mestrado em Práticas Interpretativas em música (2013) e doutorado em música (2021) pela UNICAMP e doutorado em Artes Musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL). Participou de orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas. Atualmente, é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista. Como pesquisador, tem como temas de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e no campo emergente da Pesquisa Artística. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle.

  • Letícia Porto Ribeiro, Universidade Federal do Acre

    Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2010), graduação em História pela Universidade de Brasília (2005) e mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2019). Doutora em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é técnico administrativo - música da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, música de câmara, cordas friccionadas, canção de protesto, análise do discurso e história.

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Publicado

2024-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Imitação/Evocação/De/Sons/Da/Natureza/E/O/Catálogo/De/Imitações/De/Flausino/Valle/://Uma/análise/Sob/a/Semiologia/Tripartite/Musical”. 2024. Per Musi 25 (junho): 1-32. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.51651.

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