‘Ciclo Artístico-Reflexivo de Dupla Checagem’ (CARDC)

A proposição de uma ferramenta metodológica no campo da Investigação Artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39994

Palavras-chave:

Prática instrumental como pesquisa, autoetnografia, Estratégias de estudo, investigação artística em música

Resumo

Este artigo consiste em um estudo no campo da investigação artística que propõe a aplicação de uma ferramenta metodológica específica para a construção de uma interpretação, baseada no estudo de obras do compositor Flausino Valle (1894-1954).  O foco consiste na observação do processo, com considerações de questões técnicas e musicais e com o objetivo de sistematizar e propor uma ferramenta teórico-metodológica replicável. A partir da Prática Artística Reflexiva (PAR), estruturada em um percurso com dois ciclos de coletas de dados, uso do diário reflexivo e a análise através do método autoetnográfico buscou-se captar, descrever, analisar e, por fim, sistematizar, o processo de aplicação de estratégias para o desenvolvimento da interpretação das obras em questão. A metodologia escolhida para a construção da interpretação mostrou-se como colaborativa ao estímulo autorreflexivo e autorregulatório e gerou uma ferramenta metodológica.

Biografia do Autor

  • Leonardo Vieira Feichas, Universidade Federal do Acre

    Leonardo Feichas é doutor em Artes Musicais (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em Música pela Universidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em violino e mestre em Música pela UNICAMP, participou de orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em diversos países. Atualmente é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como pesquisador, tem como objeto de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954). É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle, junto com as professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl, ambas professoras da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Grupo de estudos sobre o Violoncelo, Violino, Viola e Contrabaixo (GRUVIO), do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPInC/UNICAMP) e do Grupo Música e Interpretação (Universidade Nova de Lisboa)

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

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Como Citar

“‘Ciclo Artístico-Reflexivo De Dupla Checagem’ (CARDC): A proposição De Uma Ferramenta metodológica No Campo Da Investigação Artística ”. 2022. Per Musi, nº 42 (agosto): 1-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39994.

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