O ensino de canto no 1º CEB

diferenças e semelhanças entre Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Brasil

Autores

  • Maria Cristina Aguiar Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Maria Helena Vieira Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5168

Palavras-chave:

ensino de canto no ensino básico, educação musical no Brasil e Europa

Resumo

Tem sido notória a atenção atribuída à educação enquanto tema significativo da política portuguesa. Não obstante, se a evolução do sistema educativo é do domínio público, o modo como o ensino se operacionaliza, particularmente no que se refere a práticas pedagógicas, é pouco mencionado nos documentos existentes. No que se refere ao ensino da música, mais concretamente ao nível do ensino de canto, são muitos, e diversificados, os estudos relativos aos benefícios da prática vocal em idade infantil; por oposição, são quase inexistentes informações referentes ao trabalho concreto que é realizado com as crianças. Tendo em conta o conhecimento adquirido num projeto de doutoramento, mediante uma extensa e detalhada revisão de literatura acerca do ensino da música e do canto em Portugal, no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na sua vertente genérica e especializada, manifestou-se importante refletir também acerca da realidade de outros países. Foi possível concluir que se é certo que, nos diferentes países, o canto está presente no dia-a-dia das escolas, certo é também que o ensino de canto, no 1º CEB Genérico e Especializado, apenas se concretiza nalguns dos países estudados.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Aguiar, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

    Professora Adjunta da Área Científica de Arte e Expressões Criativas, do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. Faz parte da Comissão de Curso do 1º Ciclo de Estudos de Animação Cultural da Escola Superior de Educação, sendo supervisora de estágio do mesmo curso e também do 2º Ciclo de Estudos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), tem coorientado diversos alunos de mestrado e integrado júris de provas de defesa pública dos Relatórios Finais de Estágio. É professora de Canto e Coro, delegada de disciplina e membro do Conselho Pedagógico do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão - Viseu, sendo maestrina do Coro Misto e do Coro de Câmara Juvenil do mesmo Conservatório.

  • Maria Helena Vieira, Universidade do Minho, Portugal

    Professora Auxiliar da Área de Educação Musical no Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Diretora do Mestrado em Ensino de Música e Membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Faz parte da Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança como Responsável pelo Itinerário de Estudos Artísticos, cargo que também exerceu entre 2009 e 2013 da mesma universidade. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e os seus interesses de pesquisa são a pedagogia, as didáticas, o currículo e as políticas educativas do ensino da música, áreas em que orientou já dezenas de alunos de mestrado e vários alunos de doutoramento, nacionais e internacionais, e sobre as quais tem diversos livros, capítulos e artigos publicados em revistas da especialidade. 

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Ensino De Canto No 1º CEB: Diferenças E semelhanças Entre Portugal, Espanha, França, Inglaterra E Brasil”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5168.