Bizarrices barrocas no carnaval brasileiro: alegorias proibidas como imagens dialéticas

Autores

  • Fatima Costa de Lima Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

bizarrice, alegoria, imagem dialética, censura da representação artística, Carnaval brasileiro

Resumo

Partindo da ideia de “bizarrice”, o artigo desdobra os conceitos de “alegoria” e “imagem dialética”, retomando as pesquisas de Walter Benjamin sobre o teatro barroco e a modernidade. Os conceitos são aplicados na avaliação crítica de duas alegorias proibidas de desfilar no Carnaval brasileiro: o Cristo Mendigo (Joãosinho Trinta, Beija-Flor, 1989) e o Carro do Holocausto (Paulo Barros, Viradouro, 2008). A reflexão foca nos aspectos teológicos e políticos das formas alegóricas para discutir a censura da representação artística.

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Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Bizarrices Barrocas No Carnaval Brasileiro: Alegorias Proibidas Como Imagens dialéticas”. 2017. Per Musi, nº 36 (agosto). https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5245.