Bizarrices barrocas no carnaval brasileiro: alegorias proibidas como imagens dialéticas

Autores/as

  • Fatima Costa de Lima Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Palabras clave:

bizarrice, alegoria, imagem dialética, censura da representação artística, Carnaval brasileiro

Resumen

Partindo da ideia de “bizarrice”, o artigo desdobra os conceitos de “alegoria” e “imagem dialética”, retomando as pesquisas de Walter Benjamin sobre o teatro barroco e a modernidade. Os conceitos são aplicados na avaliação crítica de duas alegorias proibidas de desfilar no Carnaval brasileiro: o Cristo Mendigo (Joãosinho Trinta, Beija-Flor, 1989) e o Carro do Holocausto (Paulo Barros, Viradouro, 2008). A reflexão foca nos aspectos teológicos e políticos das formas alegóricas para discutir a censura da representação artística.

Publicado

2017-08-09

Número

Sección

Artículos en Portugués/Español

Cómo citar

“Bizarrices Barrocas No Carnaval Brasileiro: Alegorias Proibidas Como Imagens dialéticas”. 2017. Per Musi, no. 36 (August). https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5245.