Um roteiro atemporal

reflexões sobre a música, os músicos e o ensino musical

Autores

  • Maria Inêz Lucas Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54449

Palavras-chave:

Autores e ideias, Estudo comparativo, Música e práticas interpretativas, Ensino musical

Resumo

Trata-se de um estudo reflexivo e comparativo a partir de textos de três principais referências, o poeta português Fernando Pessoa (1888 – 1935), o maestro italiano Sérgio Magnani (1914 – 2001), radicado em Belo Horizonte em 1950, e o educador inglês Keith Swanwick (1931). Algumas concepções destes autores - e de outros autores e músicos - foram analisadas e diretamente correlacionadas com a prática e a reflexão sobre a música e o ensino musical. O processo comparativo entre as diversas ideias e manifestações possibilitou o estabelecimento de parâmetros, apontando fundamentos para as considerações apresentadas sobre a música e também sobre temas como o ensino e o desenvolvimento musical, a performance, a criação e a apreciação.

Biografia do Autor

  • Maria Inêz Lucas Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

    Maria Inêz Lucas Machado é Graduada em Piano, Especialista em Educação Musical e Mestre em Estudos das Práticas Musicais, pela Escola de Música da UFMG. Professora com experiência pedagógica e administrativa, inclusive em projetos e cursos diversos de Extensão, exerce atualmente o segundo mandato como Vice-Diretora da Escola de Música da UFMG. Atua em disciplinas do núcleo comum - percepção musical, treinamento auditivo, piano complementar - com ênfase em performance e educação musical. Áreas de interesse, estudos e trabalhos publicados em temas tais como as dinâmicas da formação básica, intermediária e acadêmica em música, a Extensão e a Graduação em Música na Universidade Pública, com diagnósticos a partir da experiência e de opiniões docentes e discentes, além de estudos documentais.

Referências

ABDO, S. Execução/Interpretação musical: uma abordagem filosófica, PER MUSI, v.1, Belo Horizonte: Escola de Música da

UFMG, p.16-24, 2000.

ALVES, R. Cenas da Vida. São Paulo: Papirus Editora, 1997.

__________. Por uma Educação Romântica. São Paulo: Papirus Editora, 2002.

GAINZA, V. H. Mètodo para Piano - introducción a la música. Buenos Aires: Barry Editorial, 1977.

GALHOZ, M. A. D. Fernando Pessoa - Obra Poética – organização, introdução e notas. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar

Ltda, 1960.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente A Teoria das Inteligências Múltiplas. Sandra Costa (trad.); Porto Alegre: Artes

Médicas do Sul, 1994.

KOELLREUTTER, Hans J. A Caminho da Superação dos Opostos, MúsicaHoje, Revista de Pesquisa Musical nº 02, Belo

Horizonte: Departamento de Teoria Geral da Música da EMUFMG, 1994.

LIMA, S. A. [org.] Peformance & Interpretação Musical – uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora Ltda., 2006.

LUFT, L. Para não dizer adeus. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

MAGNANI, S. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

RAPIN, J. J. À Découverte de la Musique - vol I e II. Paris: Éditions Payot Lausanne, 1980.

RILKE, R. M. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Editora Globo, 1999.

SCHNABEL, A. My life and Music. New York: Dover, p.121-141, 1988.

SWANWICK, K. A Basis for Music Education. London: Routledge, p 40-53, 1979.

WAGNER, Jeffrey. Interview with Michel Block for Clavier Magazine: To Thine Own Self Be Ture, Maurício Veloso (Trad.)

[original não editado]

___________ Passing on the Legacy - interview with Michel Block by Jeffrey Wagner, Clavier Magazine, vol 37, january

WILLEMS, E. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça: Edições Pro-Musica, 1970.

WISNIK, J. M. O Som e o Sentido - Uma outra história das músicas. São Paulo: Editora Schwarcz, 2001.

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Um Roteiro Atemporal: Reflexões Sobre a Música, Os Músicos E O Ensino Musical”. 2025. Per Musi, nº 21 (março): 109-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54449.

Artigos Semelhantes

1-10 de 363

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.