Um roteiro atemporal
reflexões sobre a música, os músicos e o ensino musical
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.54449Palavras-chave:
Autores e ideias, Estudo comparativo, Música e práticas interpretativas, Ensino musicalResumo
Trata-se de um estudo reflexivo e comparativo a partir de textos de três principais referências, o poeta português Fernando Pessoa (1888 – 1935), o maestro italiano Sérgio Magnani (1914 – 2001), radicado em Belo Horizonte em 1950, e o educador inglês Keith Swanwick (1931). Algumas concepções destes autores - e de outros autores e músicos - foram analisadas e diretamente correlacionadas com a prática e a reflexão sobre a música e o ensino musical. O processo comparativo entre as diversas ideias e manifestações possibilitou o estabelecimento de parâmetros, apontando fundamentos para as considerações apresentadas sobre a música e também sobre temas como o ensino e o desenvolvimento musical, a performance, a criação e a apreciação.
Referências
ABDO, S. Execução/Interpretação musical: uma abordagem filosófica, PER MUSI, v.1, Belo Horizonte: Escola de Música da
UFMG, p.16-24, 2000.
ALVES, R. Cenas da Vida. São Paulo: Papirus Editora, 1997.
__________. Por uma Educação Romântica. São Paulo: Papirus Editora, 2002.
GAINZA, V. H. Mètodo para Piano - introducción a la música. Buenos Aires: Barry Editorial, 1977.
GALHOZ, M. A. D. Fernando Pessoa - Obra Poética – organização, introdução e notas. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar
Ltda, 1960.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente A Teoria das Inteligências Múltiplas. Sandra Costa (trad.); Porto Alegre: Artes
Médicas do Sul, 1994.
KOELLREUTTER, Hans J. A Caminho da Superação dos Opostos, MúsicaHoje, Revista de Pesquisa Musical nº 02, Belo
Horizonte: Departamento de Teoria Geral da Música da EMUFMG, 1994.
LIMA, S. A. [org.] Peformance & Interpretação Musical – uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa Editora Ltda., 2006.
LUFT, L. Para não dizer adeus. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
MAGNANI, S. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
RAPIN, J. J. À Découverte de la Musique - vol I e II. Paris: Éditions Payot Lausanne, 1980.
RILKE, R. M. Cartas a um Jovem Poeta. São Paulo: Editora Globo, 1999.
SCHNABEL, A. My life and Music. New York: Dover, p.121-141, 1988.
SWANWICK, K. A Basis for Music Education. London: Routledge, p 40-53, 1979.
WAGNER, Jeffrey. Interview with Michel Block for Clavier Magazine: To Thine Own Self Be Ture, Maurício Veloso (Trad.)
[original não editado]
___________ Passing on the Legacy - interview with Michel Block by Jeffrey Wagner, Clavier Magazine, vol 37, january
WILLEMS, E. As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suíça: Edições Pro-Musica, 1970.
WISNIK, J. M. O Som e o Sentido - Uma outra história das músicas. São Paulo: Editora Schwarcz, 2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.