Um perfil de formação e de atuação de professores de piano de Porto Alegre

Autores

  • Karla Dias de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liane Hentschke Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54569

Palavras-chave:

professor de piano, perfil de formação, perfil de atuação, profissionalização do ensino

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um survey interseccional realizado com 104 professores de piano atuantes de Porto Alegre. Com relação à formação, cerca de 60% dos professores pesquisados possuem uma formação acadêmica na área de Música e menos da metade cursou o Bacharelado em Piano. A maioria dos professores considera ter aprendido a ensinar na prática e um terço da amostra alega seguir o modelo de seus professores. Quanto à atuação, os locais mais destacados são: a própria casa, seguido da escola de música e da casa do aluno. Os resultados revelaram que os professores investigados parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional (RAMALHO, NUÑEZ e GAUTHIER, 2004).

Biografia do Autor

  • Karla Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Karla Dias de Oliveira é professora de piano e teoria e percepção musical na “Estação Musical – Espaço de Música e Artes”, em Porto Alegre. É Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e Graduada em Piano pela UFRGS.

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Regina Antunes Teixeira dos Santos graduou-se em Bacharelado em Piano, na UFRGS, tendo, posteriormente, realizado cursos de especialização junto a Université Toulouse Le Mirail (Toulouse, França) e Universidade Ueno Gakkuen (Tóquio, Japão). Em 2007 concluiu doutorado sob orientação da Profa . Dra. Liane Hentschke junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Em pesquisa, sua área de interesse concentra-se na interconexão entre prática instrumental e conhecimento musical.

  • Liane Hentschke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Liane Hentschke é Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra. Professora Titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Presidente da International Society for Music Education-ISME. Pesquisadora Nível 1 do CNPq, e está desenvolvendo um projeto de pesquisa multinacional intitulado, “Os Significados da Música para Crianças e Adolescentes em Atividades Musicais Escolares e Não-Escolares”, com sede nos Estados Unidos. Possui publicações de artigos científicos e capítulos de livros no exterior e no Brasil. É autora de oito livros publicados no Brasil sobre educação musical, quatro dos quais publicados pela Editora Moderna de São Paulo. No âmbito internacional têm sido convidada a proferir palestras e cursos na Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Hong Kong, Argentina, Chile e Venezuela.

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Publicado

2009-02-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Um Perfil De formação E De atuação De Professores De Piano De Porto Alegre”. 2009. Per Musi, nº 20 (fevereiro): 74-82. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54569.

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