Um perfil de formação e de atuação de professores de piano de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54569Palavras-chave:
professor de piano, perfil de formação, perfil de atuação, profissionalização do ensinoResumo
Este trabalho apresenta os resultados de um survey interseccional realizado com 104 professores de piano atuantes de Porto Alegre. Com relação à formação, cerca de 60% dos professores pesquisados possuem uma formação acadêmica na área de Música e menos da metade cursou o Bacharelado em Piano. A maioria dos professores considera ter aprendido a ensinar na prática e um terço da amostra alega seguir o modelo de seus professores. Quanto à atuação, os locais mais destacados são: a própria casa, seguido da escola de música e da casa do aluno. Os resultados revelaram que os professores investigados parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional (RAMALHO, NUÑEZ e GAUTHIER, 2004).
Referências
ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Tese (Doutorado em Música). 280 f. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.
BAKER, David Music service teachers´s life histories in the United Kingdom with implications for practice. International journal of music education, v. 23, pp. 263-277, 2005a.
______. Peripatetic music teachers approaching mid-career. A cause for concern? British Journal of Music Education, v. 22, pp. 141-153, 2005b
BENNETT, Dawn; STANBERG, Andrea. Musicians as teachers: developing a positive view through collaborative learning partnerships. International journal of music education, v. 24, pp. 219-230, 2006.
BOZZETTO, Adriana. O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Música). 148 f. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1999.
BRASIL. Lei Ordinária n. 3.857, de 22 de dezembro de 1960. Ordem dos músicos do Brasil e a regulamentação do exercício da profissão do músico. Disponível em: <http://www.omb-rs.com.br/LEI%203857.doc> Acesso em: 15 fev. 2006.
CANDÉA, Luiz Gustavo Vargas. Concepções e práticas de professores de piano: atravessando olhares. Dissertação (Mestrado em Educação). 128 f. Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2005.
CERESER, Cristina Mie Ito. A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura. Dissertação (Mestrado em Música). 152 f. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.
CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística. Madrid: Alianza Música, 2001, 758 p.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence. Research methods in education. 4th ed. London: Routledge, 1994. 414 p. : il.
DAL BELLO, Márcia Pessoa. Saberes pedagógicos na docência de música. Dissertação (Mestrado em Educação). 111 f. Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2004.
DEL BEN, Luciana. Múltiplos espaços, multidimensionalidade, conjunto de saberes: idéias para pensarmos a formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, p. 29-32, mar. 2003.
DUKE, Robert A.; SIMMONS, Amy L. The nature of expertise: Narrative descriptions of 19 common elements observed in the lessons of three renowned artist-teachers. Bulletin of the Council for Research in Music Education, v. 170, p. 7-19, 2006.
FREDRICKSON, William E. Perceptions of college-level music performance majors teaching applied music lessons to young students. International Journal of Music Education, v. 25, n. 1, p. 72-80, 2007.
GAUTHIER, Clermont et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução Francisco Pereira de Lima. Ijuí: UNIJUÍ, 1998. 480 p.
HENNINGER, J.C.; FLOWERS, P.J.; COUNCILL, K.H. Pedagogical techniques and student outcomes in applied instrumental lessons taught by experienced and pre-service American music teachers. International Journal of Music Education, v. 24, n. 1, p. 71-84, 2006
HUBERMAN, Michaël. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-62.
LANCASTER, E. L. Preparing Teachers for the 21st Century. The American Music Teacher , v. 52, n. 6, p. 68-69, June/July, 2003.
LOURO, Ana Lúcia de M. e. A formação pedagógica nos currículos de Bacharelado em Música das universidades brasileiras. Expressão - Revista do Centro de Artes e Letras - UFSM, v.1, n.1-2, p.17-20, jan./dez., 1997.
______. Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento. Tese (Doutorado em Música). 195 f. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.
McPHERSON, Gary E.; GABRIELSSON, Alf. From sound to Sign. In: PARNCUTT, Richard; McPEHERSON, Gary E. (Eds.) The science & psychology of music performance: creative strategies for teaching and learning. New York: OXFORD University Press, 2002, p. 99-115.
MILLER, John; BAKER, David. Career orientation and pedagogical training: conservatoire undergraduates’ insights. British Journal of Music Education, v. 24, n. 1, p. 5-19, 2007.
MILLS, Janet; SMITH, Jan. Teachers’ beliefs about effective instrumental teaching in schools and higher education. British Journal of Music Education. v. 20, n. 1, p. 5-27, 2003.
MILLS, Janet. Conservatoire students as instrumental teachers. Bulletin of the Council for Research in Music Education, v. 161-162, p. 145-153, 2004.
POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). 2. ed. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 35-50.
RAMALHO, Betânia L.; NUÑEZ, Isauro B.; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004, 208 p.
SANTIAGO, Diana; FALCÃO, Lília Maria Gomes. Perfil do professor de piano nas instituições de ensino superior do Brasil. In.: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 8., 1995, João Pessoa. Anais... Disponível em <http://www.anppom.com.br/anais/08anais%20PB%201995/edmusrelato1.htm> Acesso em: 5 dez. 2006.
SANTOS, Cynthia Geyer Arrussul dos. A avaliação da execução musical: um estudo sobre os critérios utilizados por professores de piano. Dissertação (Mestrado em Música). 125 f. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1998.
SCHIPPERS, Huib. ´As if a little bird is sitting on your finger…´: metaphor as a key instrument in training professional musicians. International Journal of Music Education, v. 24, n. 3, p. 209-217, 2006.
SCOGGIN, Gláucia Borges. A pedagogía e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil: um passado que ainda é realidade. Per Musi, v. 7, p. 25-36, 2003.
SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In.: SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 3., 1994, Londrina. Anais... Londrina: 1994. p. 43-60.
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... São Paulo: Moderna, 2004, 224 p.
USZLER, Marienne. Research on the teaching of keyboard music. In.: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning: a project of the Music Educators National Conference. New York: SCHIRMER BOOKS, 1992, p. 584-593.
VALLE, Ione Ribeiro. Da “identidade vocacional” à “identidade profissional”: a constituição de um corpo docente unificado.Perspectiva. Florianópolis, v. 20, n. especial, p. 209-230, jul./dez. 2002.
WALLACE, Deborah. Professionalism: degrees of separation. The American Music Teacher, v. 53, n. 5, p. 72-73, Apr./May,2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






