Práticas de aprendizagem musical em três bandas de rock
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55944Palavras-chave:
bandas de rock, adolescente, educação musical, práticas de performance, música popularResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados do projeto de pesquisa intitulado "Articulações de processos pedagógicos musicais em ambientes não escolares: estudo multi-casos em Porto Alegre, RS", cujo objetivo é analisar práticas musicais específicas de três bandas de rock. Neste processo foram observadas as maneiras através das quais eles trabalham com composição, apreciação e execução musical, a dinâmica dos ensaios e a escolha de repertório. A metodologia adotada foi a de multi-casos, utilizando entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante como técnicas de coleta de dados. Os resultados revelam os processos de aprendizagem musical de jovens que tiveram aula de música na escola e que hoje atuam em um contexto não escolar, rumo à profissionalização.
Referências
SACRISTÁN, Jurjo Giméno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SMALL, Christoph. Music, Society, Education. 2.ed. London: John Calder, 1984.
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