Práticas de aprendizagem musical em três bandas de rock

Autores

  • Jusamara Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liane Hentschke Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Bozzetto Fundação Municipal de Artes de Montenegro
  • Elisa Cunha Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo
  • Karine Cunha Bonilla Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55944

Palavras-chave:

bandas de rock, adolescente, educação musical, práticas de performance, música popular

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados do projeto de pesquisa intitulado "Articulações de processos pedagógicos musicais em ambientes não escolares: estudo multi-casos em Porto Alegre, RS", cujo objetivo é analisar práticas musicais específicas de três bandas de rock. Neste processo foram observadas as maneiras através das quais eles trabalham com composição, apreciação e execução musical, a dinâmica dos ensaios e a escolha de repertório. A metodologia adotada foi a de multi-casos, utilizando entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante como técnicas de coleta de dados. Os resultados revelam os processos de aprendizagem musical de jovens que tiveram aula de música na escola e que hoje atuam em um contexto não escolar, rumo à profissionalização.

Biografia do Autor

  • Jusamara Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen, Alemanha. Professora Adjunta do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) atuando como Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Música/UFRGS. Atualmente ocupa o cargo de Diretora da Editora da RGS. É presidente da Associação Brasileira de Educação Musical -ABEM, gestão 2001-2003.

  • Liane Hentschke , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra, com Pós- Doutorado na mesma Instituição. Professora Titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora e Orientadora nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música/UFRGS. Atualmente é membro do Conselho Diretor e do Conselho Executivo da International Society for Music Education-ISME. Presidente do Conselho Editorial da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) desde 1999.

  • Adriana Bozzetto , Fundação Municipal de Artes de Montenegro

    é Mestre em Educação Musical pela Univel idade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Bacharelado em Música - Habilitação: Piano - pela mesma universidade. Professora titular na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE), RS.

  • Elisa Cunha , Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo

    é Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de piano na Fundação Evangélica de Novo Hamburgo. Professora da Disciplina de Educação Musical na FEEVALE, Departamento de Artes Visuais.

  • Karine Cunha Bonilla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é formada em Licenciatura-Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente desenvolve oficinas de música com idosos e, através do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, desenvolve uma oficina de musicalização com os moradores da região extremo sul da cidade. É também cantora e compositora.

Referências

SACRISTÁN, Jurjo Giméno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SMALL, Christoph. Music, Society, Education. 2.ed. London: John Calder, 1984.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Práticas De Aprendizagem Musical Em Três Bandas De Rock”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 68-75. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55944.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)