A perspectiva pragmática nas pesquisas sobre prática instrumental

condições e implicações procedimentais

Autores

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Liane Hentschke Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54675

Palavras-chave:

prática instrumental em música, procedimentos em música, estratégias em música

Resumo

Pesquisas em prática instrumental evidenciam tendências que expressam certos aspectos de racionalidade calculada da ação e apontam para uma perspectiva pragmática de engajamento pessoal frente às situações de prática. Sistematizações sobre modos intencionais de proceder na prática instrumental em conexão com níveis de especialização músico-instrumental encontram-se não somente nos resultados dessas pesquisas, mas também implícitos nos conceitos de prática. Assim, o presente artigo discute a natureza e a finalidade das condições procedimentais implícitas nos conceitos e resultados de pesquisas em prática instrumental. Implicações procedimentais apresentam-se também nas discussões referentes à quantidade e a qualidade na prática, e justificam a existência de níveis diferenciados de especialização músico-instrumental na prática. O presente artigo aborda ainda a relação entre procedimentos e estratégias de prática.

Biografia do Autor

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Regina Antunes Teixeira dos Santos graduou-se em Bacharelado em Piano, na UFRGS, tendo, posteriormente, realizado cursos de especialização junto a Université Toulouse Le Mirail (Toulouse, França) e Universidade Ueno Gakkuen (Tóquio, Japão). Em 2007 concluiu doutorado sob orientação da Profa . Dra. Liane Hentschke junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Em pesquisa, sua área de interesse concentra-se na interconexão entre prática instrumental e conhecimento musical.

  • Liane Hentschke , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Liane Hentschke é Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra. Professora Titular do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Presidente da International Society for Music Education-ISME. Pesquisadora Nível 1 do CNPq, e está desenvolvendo um projeto de pesquisa multinacional intitulado, “Os Significados da Música para Crianças e Adolescentes em Atividades Musicais Escolares e Não-Escolares”, com sede nos Estados Unidos. Possui publicações de artigos científicos e capítulos de livros no exterior e no Brasil. É autora de oito livros publicados no Brasil sobre educação musical, quatro dos quais publicados pela Editora Moderna de São Paulo. No âmbito internacional têm sido convidada a proferir palestras e cursos na Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Hong Kong, Argentina, Chile e Venezuela.

Referências

BARRY, N.H.; HALLAM, S. Practice. In: PARNCUTT, R.; McPHERSON, G.E (Eds.). The science and psychology of music performance. Oxford: University Press, p. 151-165, 2002.

CHAFFIN, R.; IMREH, G.; CRAWFORD, M. Practicing perfection: Memory and piano performance. Mahwah: Erlbaum, 2002.

CHAFFIN, R.; IMREH, G.; LEMIEUX, A.F.; CHEN, C. “Seeing the big picture”: Piano practice as expert problem solving. Music Perception, v. 20, pp. 465-490, 2003.

DANIEL, R. Self-assessment in performance. British Journal of Music Education, v. 18, p. 215-226, 2001.

DAVIDSON, J.W., HOWE, M.J.A, SLOBODA, J.A. Environmental factors in the development of musical performance skill over the life span. In: The social psychology of music. HARGREAVESS, D.J.; NORTH, A.C. (Eds.). Oxford: Oxford University Press, p. 188-206, 1998.

DAVIDSON, J.W., SLOBODA, J.A., HOWE, M.J.A. The role of practice and teachers in the success and failure of instrumental learners. Bulleting of the Council for Research in Music Education, v. 127, p. 40-44, 1996.

ELLIOT, D.J. Music matters. A new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

ERICSSON, K.A. Deliberate practice and the acquisition of expert performance: An overview. Does practice make perfect?

JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 9- 52, 1997.

ERICSSON, K.A.. KRAMPE, R.T., TESCH-ROMER, C. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychology Review, v. 100, n. 3, pp. 363-406, 1993.

GABRIELSSON, A. The perfomance of music. In: DEUTSCH, D. (Ed.) The Psychology of Music. 2 ed. San Diego: Academic Press, p. 501-602, 1999.

_____. Music performance research at the Millenium. Psychology of Music, v. 31, p. 221-272, 2003.

HACKER, D.J. Definitions and empirical foundations. IN: HACKER D.J.; DUNLOSKY, GRAESSER, A.C. (Eds.) Metacognition in Educational Theory and Practice. London: Lawrence Erlbaum Associates, 1998, pp. 1-23.

HALLAM, S. Professional musicians’ approaches to the learning and intrepretation of music. Psychology of Music, v. 21, n. 2, pp. 111-128, 1995.

_____. Approaches to instrumental music practice of experts and novices: Implications for education. In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, Harald; LEHMANN, Andreas C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 89- 107, 1997a.

_____. What do you know about practising? Toward a model synthesising the research literature,. In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, Harald; LEHMANN, Andreas C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 179-231, 1997b.

_____. The development of metacognition in musicians: Implications for education. British Journal of Music Education, v. 18, pp. 27-39, 2001.

HARNISCHMACHER, C. The effects of individual differences in motivation, volition, and maturational processes on practice behavior of young instrumentalists. In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 71- 88, 1997.

HOLMES, P. Imagination in practice: a study of the integrated roles of interpretation, imagery and technique in the learning and memorization processes of two experienced solo performers. British Journal of Music Education, v. 22, pp. 217-235, 2005.

JØRGENSEN, H. Strategies for individual practice. In: Musical Excellence. Strategies and techniques to enhance performance. WILLIAMON, A. (Ed). Oxford: University Press, pp. 85-103, 2004.

JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. Does practice make perfect? Oslo: Norges musikkhøgskole, 1997.

KRAMPE, R.T. Age-related changes in practice activities and their relation to musical performance skills. In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 165- 178, 1997.

KRAMPE, R.T. Musical expertise from a lifespan perspective. In: Musical development from a lifespan perspective. GEMBRIS, H. (Ed). Frankfurt am Main: Europäischer Verlag des Wissenschaften, pp. 91-105, 2006.

KRAMPE, R.T.; ERICSSON, K.A. Maintaining excellences. Cognitive-motor performance in pianists differing in age and skill level. Journal of Experimental Psychology: General, v. 125, pp. 331-359, 1996.

KUHN, D. A developmental model of critical thinking, Educational Researcher,v.28, n. 2, pp. 16-26, 1999.

LAGE, G.M.; BORÉM, F.; BENDA, R.N.; MORES, L.C. Aprendizagem motora na performance musical: reflexões sobre conceitos e aplicabilidade. Per Musi, v.5-6, pp.14-26, 2002.

LEHMANN, A.C. The acquisition of expertise in music: Efficiency of deliberate practice as a moderating variable in accounting forsub-expert performance. In: Perception and cognition of music. DELIÈGE, I.; SLOBODA J.A. (Eds). East Sussex: Psychology Press, pp. 161-187, 1997a.

LEHMANN, A.C. Acquired metal representations in music performance: Anecdotal and preliminary empirical evidence.

In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, pp. 141-163, 1997b.

LIEPERT, J.; CLASSEN, J.; COHEN, L.G.; HALLETT, M. Task-dependent changes of intracortical inhibition. Experimental Brain Research, v. 118, n. 3, pp. 421-426, 1998.

McCORNICK, J.; McPHERSON, G.E. The role of self-efficiancy in a musical performance examination: an exploratory structural equation. Psychology of Music, v. 31, n. 1, pp. 37-51, 2003.

McPHERSON, G.E.; McCORNICK, J. Motivational and self-regulated learning components of musical practice. Bulletin of the Council for Research in Music Education, v. 141, pp. 98-102, 1999.

_____. Self-efficacy and performing music. Psychology of Music, v. 3, n. 3, pp. 321-336, 2006.

MIKLASZEWSKI, K. A case study of a pianist preparing a musical performance. Psychology of music, v. 17, pp. 95-109, 1989.

_____. Individual differences in preparing a musical composition for public performance. In: Psychology of Music Today.

MIKLASZEWSKI, K., BIATKOWSKI, A. (Eds.). Warsaw: Fryderyk Chopin Academy of Music, 1995.

NEUHAUS, H. The art of piano playing. Amersham: Halstan & Co., 2002.

NIELSEN, S. G. Self-regulation of learning strategies during practice: A case study of a church organ student preparing a musical work for performance. In: Does practice make perfect? JØRGENSEN, H.; LEHMANN, A.C. (Eds). Oslo: Norges musikkhøgskole, 1997, pp. 109- 122.

______. Learning strategies in instrumental music practice, British Journal of Music Education, v. 16, p. 275-291, 1999.

PRESSING, J. Improvisation methods and models. In: Generative processes in music. SLOBODA, J.A. (Ed.). Oxford: Oxford University Press, 2000.

RINK, J. Análisis y (¿o?) interpretación. In: La interpretación musical. RINK, J. (Ed). Madrid: Alianza Música. Tradução Barbara Zitman, 2006, pp. 55-80.

ROHWER, D. Understanding practice: An investigation and applications. , v. 40, n. 1, p. 15-25, 2002.

SANTIAGO, D. Construção da performance musical: uma investigação necessária. Performance Online, v. 2, p. 1-14, 2006a.

SANTIAGO, P.F. A integração da prática deliberada e da prática informal no aprendizado da música instrumental. Per Musi, v. 13, pp. 52-62, 2006b.

SANTOS, R.A.T. dos. Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica: três estudos de caso. Porto Alegre: UFRGS, 2007 (Tese, Doutorado em Música).

SLOBODA, J.A. Exploring the music mind. Oxford: Oxford University Press, 2005.

SLOBODA, J.A.; DAVIDSON, J.W.; HOWE, M.J.A.; MOORE, D.C. The role of practice in the development of performing musicians. British Journal of Psychology, v. 87, p. 287-309, 1996.

THÉVENOT, L. Pragmatic regimes governing the engagement with the world. IN: SCHATKI, T.R.; CETINA, K. K.; SAVIGNY, E. von (Eds). The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, 2001, pp. 56-73.

WEISBERG, R.W. Creativity and Knowledge: A Challenge to Theories. IN: STENBERG, R.J. (Ed.). Handbook of creativity. pp. 226-250, 1999.

WILLIAMON, A. Musical Excellence. Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004.

WILLIAMON, A.; VALENTINE, E. Quantity and quality of musical practice as predictors of perfomance quality. British Journal of Psychology, v. 91, p. 353-376, 2000.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Perspectiva pragmática Nas Pesquisas Sobre prática Instrumental: Condições E implicações Procedimentais”. 2009. Per Musi, nº 19 (janeiro): 72-82. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54675.

Artigos Semelhantes

1-10 de 410

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)