Considerações peircinanas sobre o gesto na peformance do Grupo UAKTI

Autores

  • Patrícia Furst Santiago Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Borges Meyerewicz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54576

Palavras-chave:

gesto, performance musical, semiótica, Grupo UAKTI

Resumo

Este artigo lida com alguns conceitos e significados de gesto em música. A partir de uma definição de alguns dos aspectos que integram o gesto na performance musical e da perspectiva semiótica de Charles Sanders PEIRCE (2000), apresentamos, segundo nossa própria percepção, uma observação qualitativa da gestualidade na performance dos músicos do Grupo UAKTI, buscando compreender seus possíveis significados. Propomos reflexões sobre a função e importância do gesto na performance musical e suas implicações para a pedagogia dos instrumentos.

Biografia do Autor

  • Patrícia Furst Santiago, Universidade Federal de Minas Gerais

    Patrícia Furst Santiago é professora visitante na Escola de Música da UFMG (PROCOD/CAPES), onde conduz pesquisa sobre a Técnica Alexander e performance musical. Obteve o Doutorado em Educação Musical e o Mestrado em Educação Musical no Instituto de Educação da Universidade de Londres; o Bacharelado em Piano e a Especialização em Educação Musical na Escola de Música da UFMG. Formou-se como professora da Técnica Alexander no Constructive Teaching Centre em Londres.

  • André Borges Meyerewicz, Universidade Federal de Minas Gerais

    André Borges Meyerewicz é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Escola de Design, onde ministra a disciplina “Semiótica”. É também professor do curso de Design Gráfico do UNI-BH. Obteve o Mestrado em Letras (na linha de Literatura e outros Sistemas Semióticos) na Faculdade de Letras da UFMG.

Referências

CADOZ, Claude; WANDERLEY, Marcelo M. Gesture – Music. In: Trends in General Control of Music. M.M. Wanderley e M. Battier (Eds.), Ircam - Centre Pompidou, 2000, p. 71-94. http://www.idmil.org/_media/wiki/cadoz_wanderley_trends.pdf?id=publications&cache=cache.

CAMURRI, Antonio; MAZZARINO, Bárbara; RICCHETTI, Matteo; TIMMERS, Renee; VOLPE, Gualtiero. Multimodal analysis of expressive gesture in music and dance performances. InfoMus Lab. DIST – University of Genova, 2004, p. 1-20. http://www.nici.kun.nl/mmm/papers/Camurrietal04.pdf

DELALANDE, François. Sense and intersensoriality. In: Leonardo, Vol. 36, N. 4, 2003, p. 313-316. http://www.leonardo.info/isast/journal/toc364.html

IAZZETTA, Fernando Henrique de Oliveira. Música Practica In: Sons de Silício – Corpos e máquinas fazendo música. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, p. 16-40, 1996. http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/papers/tese.htm

IAZZETTA, Fernando Henrique de Oliveira. Meaning in musical gesture. In: Trends in General Control of Music. M.M.

Wanderley e M. Battier (Eds.) Ircam - Centre Pompidou, 2000, p. 259-268.

LANGER, Suzanne K. Feeling and Form. Routledge & Kegan Paul, 1953.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e Antropologia, Vol. II. São Paulo: EDUSP,1974.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza e; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Revista Brasileira de Educação. Set-out-nov-dez, N. 27, p. 2004, p. 125-137. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a08.pdf

NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica - de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Sâo Paulo: Perspectiva, 2000.

RIBEIRO, Artur Andrés. UAKTI – um estudo sobre a construção de novos instrumentos musicais acústicos. Editora C/ARTE, 2004.

SANTAELLA, Lúcia. A Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Pioneira, 2000.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioreira Thompson Learning, 2002.

ZAGONEL, Bernadete. O que é gesto musical. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.

Downloads

Publicado

2009-04-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Considerações Peircinanas Sobre O Gesto Na Peformance Do Grupo UAKTI”. 2009. Per Musi, nº 20 (abril): 83-91. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54576.