A expressão cênica como elemento facilitador da performance no coro juvenil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54673Palavras-chave:
coro juvenil, canto coral, expressão cênica, ensino musical para adolescentesResumo
O presente artigo nasceu do desejo de pesquisar e divulgar este excelente veículo facilitador do canto coral - sobretudo para adolescentes - que é a expressão cênica. Tal recurso vem oferecer uma gama maior de possibilidades criativas e soluções originais para o desenvolvimento da linguagem coral, além de instigar os envolvidos ao exercício do autoconhecimento. Este trabalho é parte de pesquisa do Mestrado em Música desenvolvido na UNIRIO.
Referências
AZEVEDO, Joana Christina Brito de. 2003. Coro cênico: estudo de um processo criador. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música e Artes Cênicas, UFG, Goiânia.
COSTA, Patricia. Canto coral no 2° grau: uma alternativa para a continuidade do ensino de música nas escolas. 1996. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).
FIGUEIREDO, Carlos Alberto et al. Reflexões sobre aspectos da prática coral. In: LACKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006, p.6-49.
FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. RJ: Enelivros, 1991.
KERR, Samuel et al. Carta canto coral. In: LACKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006, p.198-238.
OLIVEIRA, Sergio Alberto de, Coro-cênico: uma nova poética coral no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 12, 1999, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Luis Eduardo Magalhães, 1999. p.1-11.
OLIVEIRA, Vilson G., O desenvolvimento vocal do adolescente e suas implicações no coro juvenil “a cappella”. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PUEBLA, Reynaldo. O canto em cena. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SESC/ARCI DE REGÊNCIA CORAL, 2, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SESC/ARCI, 2004. p.169-170
RAPPAPORT, C., Fiori, W. & Davis, C. A idade escolar e a adolescência. Volume 4. São Paulo: EPU, 1982.
SANTOS, Ana Maria Souza dos. Efeito do coro-cênico no desenvolvimento musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 12, 1999, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Luis Eduardo Magalhães, 1999. p.1-9
SANTOS, Elysianne Araújo dos. A importância dos jogos teatrais e musicais para uma melhor expressividade artística de um coro. 2003. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
SUZUKI, Shinichi. Educação é amor – um novo método de educação. Santa Maria: Imprensa Universitária – UFSM, 1983.
TUPINAMBÁ, Irene Oliveira Zagari. Dois momentos, dois coros. 1993. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Pósgraduação, Pesquisa e Extensão – Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte, Os cantos da voz entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






