A expressão cênica como elemento facilitador da performance no coro juvenil

Autores

  • Patricia Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54673

Palavras-chave:

coro juvenil, canto coral, expressão cênica, ensino musical para adolescentes

Resumo

O presente artigo nasceu do desejo de pesquisar e divulgar este excelente veículo facilitador do canto coral - sobretudo para adolescentes - que é a expressão cênica. Tal recurso vem oferecer uma gama maior de possibilidades criativas e soluções originais para o desenvolvimento da linguagem coral, além de instigar os envolvidos ao exercício do autoconhecimento. Este trabalho é parte de pesquisa do Mestrado em Música desenvolvido na UNIRIO.

Biografia do Autor

  • Patricia Costa , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Patricia Costa dedica-se ao canto coral desde 1978 como cantora e, desde 1993, como regente, tendo integrado Coro e Orquestra Brasil Barroco, Garganta Profunda e Coro da Southern Illinois University (EUA). Licenciou-se em Música pela UNIRIO em 1996 e trabalha com direção cênica desde 1990. Dirige os corais juvenis do Colégio São Vicente de Paulo e Colégio Cruzeiro (infantil, juvenil e adulto). Ministra palestras na área de coro juvenil e direção cênica para corais. É Professora do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para Regentes de Corais de Escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (com o Museu Villa-Lobos) desde 2003. Foi integrante do Coro de Câmera Pro Arte, dirigido
    por Carlos Alberto Figueiredo, com quem se aprimorou em Regência Coral. Mestranda na UNIRIO sob orientação de José Nunes Fernandes, ministra Coro Infantil/Coro Juvenil na disciplina Processos de Musicalização.

Referências

AZEVEDO, Joana Christina Brito de. 2003. Coro cênico: estudo de um processo criador. Dissertação (Mestrado em Música), Escola de Música e Artes Cênicas, UFG, Goiânia.

COSTA, Patricia. Canto coral no 2° grau: uma alternativa para a continuidade do ensino de música nas escolas. 1996. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

FIGUEIREDO, Carlos Alberto et al. Reflexões sobre aspectos da prática coral. In: LACKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006, p.6-49.

FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. RJ: Enelivros, 1991.

KERR, Samuel et al. Carta canto coral. In: LACKSCHEVITZ, Eduardo (Org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006, p.198-238.

OLIVEIRA, Sergio Alberto de, Coro-cênico: uma nova poética coral no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 12, 1999, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Luis Eduardo Magalhães, 1999. p.1-11.

OLIVEIRA, Vilson G., O desenvolvimento vocal do adolescente e suas implicações no coro juvenil “a cappella”. 1995. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PUEBLA, Reynaldo. O canto em cena. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SESC/ARCI DE REGÊNCIA CORAL, 2, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: SESC/ARCI, 2004. p.169-170

RAPPAPORT, C., Fiori, W. & Davis, C. A idade escolar e a adolescência. Volume 4. São Paulo: EPU, 1982.

SANTOS, Ana Maria Souza dos. Efeito do coro-cênico no desenvolvimento musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 12, 1999, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Luis Eduardo Magalhães, 1999. p.1-9

SANTOS, Elysianne Araújo dos. A importância dos jogos teatrais e musicais para uma melhor expressividade artística de um coro. 2003. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.

SUZUKI, Shinichi. Educação é amor – um novo método de educação. Santa Maria: Imprensa Universitária – UFSM, 1983.

TUPINAMBÁ, Irene Oliveira Zagari. Dois momentos, dois coros. 1993. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Pósgraduação, Pesquisa e Extensão – Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro

VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte, Os cantos da voz entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A expressão Cênica Como Elemento Facilitador Da Performance No Coro Juvenil”. 2009. Per Musi, nº 19 (janeiro): 63-71. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54673.