A idéia de jogo em obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação

Autores

  • Rogério Luiz Moraes Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54679

Palavras-chave:

John Cage, livre improvisação, jogo, performance musical, processos de criação, acaso e indeterminação

Resumo

Este texto examina as principais diferenças de enfoque relacionadas ao papel dos intérpretes na realização de duas diferentes propostas de jogo. Para tanto, são comparadas algumas obras de John Cage e as práticas de grupos que se dedicam à livre improvisação musical, principalmente do grupo Akronon. Procura-se demonstrar que as propostas de Cage, que estão situadas num plano conceitual, e as propostas da livre improvisação, que partem de uma prática experimental interativa baseada numa manipulação empírica dos sons, resultam em concepções bastante distintas a respeito do papel do intérprete. A partir desta perspectiva, afirma-se o caráter potente da livre improvisação que pode ser pensada enquanto prática de um jogo ideal conforme conceituação proposta pelo filósofo francês Gilles Deleuze.

Biografia do Autor

  • Rogério Luiz Moraes Costa, Universidade de São Paulo

    Rogério Luiz Moraes Costa é professor, compositor e performer, integrante e fundador do grupo Akronon de livre improvisação (saxofones e flautas). Fundou e integrou durante 15 anos o grupo de jazz brasileiro Aquilo Del Nisso. Graduado em Licenciatura com Habilitação em Música (1982) no Departamento de Música da ECA-USP onde estudou composição com os professores Willy Correa de Oliveira e Gilberto Mendes. Mestrado no Departamento de Música da ECAUSP com a dissertação: “Suite Improviso - a construção do improviso: composição e interpretação em práticas interativas”.
    Doutorado no Depto.de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com a Tese: “O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação”. É, atualmente, professor de matérias teóricas e Coordenador da Graduação no Departamento de Música da ECA-USP. Dá aulas também no curso de pós-graduação do mesmo departamento.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A idéia De Jogo Em Obras De John Cage E No Ambiente Da Livre improvisação ”. 2009. Per Musi, nº 19 (janeiro): 83-90. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54679.

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