Os músicos e seus manuscritos

Autores

  • Mary Angela Biason Museu da Inconfidência, Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54716

Palavras-chave:

musicologia, acervos de documentos musicais, crítica genética, Autógrafo musical

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre o estudo dos documentos musicais a partir de seus suportes físicos, ferramentas utilizadas em sua confecção, a problemática do autógrafo na sucessão de cópias e suas trajetórias até serem incorporados aos nossos arquivos.

Biografia do Autor

  • Mary Angela Biason, Museu da Inconfidência, Ouro Preto

    Mary Angela Biason completou seus estudos musicais na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, estudou musicologia na Universidade Nova de Lisboa, é Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Tem-se destacado na organização de acervos de documentos musicais, desenvolvendo trabalhos de organização de arquivos no Museu da Inconfidência em Minas Gerais, no Museu Carlos Gomes em São Paulo, como também a catalogação dos acervos das Bandas do município de Ouro Preto. Entre os vários trabalhos realizados, destacam-se as publicações de catálogos temáticos como forma de garantir o acesso às fontes musicais primárias, e de obras transcritas vocacionadas fundamentalmente para o repertório brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Além da musicologia, estudou museologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e restauração de papéis no Istituto per l’Arte ed il Restauro “Palazzo Spinelli” em Florença. Atualmente é coordenadora do setor de Musicologia do Museu da Inconfidência.

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Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Os Músicos E Seus Manuscritos”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 17-27. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54716.

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