A sonoridade vocal e a prática coral no Barroco
subsídios para a performance barroca nos dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54800Palavras-chave:
Barroco, música vocal, música coral, técnica vocal, práticas interpretativasResumo
Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral barroca na atualidade.
Referências
ARGER, Jane. Evolution de la technique vocale depuis l’ère Chretienne. In Encyclopedie de la musique et dictionnaire Conservatoire. Paris: Delagrave, 1913-31.
BACILLY, Bénigne de. Remarques curieuses sur l’art de bien chanter. Paris, 1668. Tradução de Austin B. Caswell como A commentary upon the art of proper singing. New York: Institute of Medieval Music, 1968.
BACON, Richard Mackenzie. Elements of Vocal Science. London, 1824. Editado por Edward Foreman. Champaign: IL. Pro Musica Press, 1966.
BÉRARD, Jean-Baptiste. L’art du chant. Paris, 1755. 2ª ed., 1756. Tradução de Sydney Murray. Milwaukee: Pro Musica Press, 1969.
BRODNITZ, Frederick. The age of the castrato voice. In: Bulletin of the National Association of Teachers of Singing. Vol. 32, nº 4, 1976, p.18-20.
BURNEY, Charles. A general history of music: from earliest ages to the present period. 2 vols. London, 1776-89. Editado por F. Mercer. London, 1935. New York, 1957.
ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006.
FRIEDLAND, Walter. Der Tonbildung der Bolognesischen Gesangschule. Hanover, 1970.
GARCIA, Manuel P. R. Traité complet sur l’art du chant. Parte I, 1841; Parte II, 1847. Paris: Minkoff, 1985.
KRÜGER, L. Die Hamburgische Musikorganisation im XVII. Strassburg, 1933.
MANCINI, Giambattista. Pensieri e riflessioni pratiche sopra il canto figurato. Viena: Ghelen, 1774.
MANCINI, Giambattista. Practical reflections on the figurative art of singing. Tradução de Pietro Buzzi. Boston: Gorham Press, 1912 (original de 1777).
MATTHESON, Johann. Das neu-eröffnete Orchestre. Hamburgo, 1713.
NATHAN, I. Musurgia Vocalis. London, 1836.
NEWTON, George. Sonority in singing. New York: Vantage Press, Inc., 1984.
PARROT, Andrew. The essential Bach choir. Woodbridge: The Boydell Press, 2000.
PRAETORIUS, Michael. Syntagma musicum. Wolfenbüttel, 1619.
QUANTZ, J. J. On playing the flute. Tradução de Edward R. Reilly. London: Faber and Faber, 1966. (original de 1752).
SCHEIBE, Johann Adolph. Der critische Musikus. Leipizig, 1745.
SCHÜTZ, Heinrich. Psalmen Davids. Dresden, 1619.
SELLE Thomas. MS Opera Omnia, 1663.
SNYDER, Kerala. Buxtehude. Nova Iorque, 1987.
TOSI, Píer F. Observations on the florid song; or sentiments on the ancient and modern singers. Tradução de Galliard. London: J. Wilcox, 1743. (original de 1723).
TOSI, Píer F. Opinione de’ cantori antichi e moderni,, o sieno osservazione sopra il canto figurato. Bologna, 1723.
ULRICH, Bernhard. Concerning the principles of voice training during the a cappella period and until the beginning of opera: 1474-1640. Tradução de John Seale. Edição de Edward Foreman. Minneapolis: Pro Musica Press, 1973.
WALTHER, Johann Gottfried. Musikalisches Lexikon. Leipzig, 1732.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.