A sonoridade vocal e a prática coral no Barroco

subsídios para a performance barroca nos dias atuais

Autores

  • Angelo José Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Giarola Kayama Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54800

Palavras-chave:

Barroco, música vocal, música coral, técnica vocal, práticas interpretativas

Resumo

Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral barroca na atualidade.

Biografia do Autor

  • Angelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

    Angelo José Fernandes é regente, natural de Itajubá/MG. É mestre em Práticas Interpretativas (regência) pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, especialista em regência coral e bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente é doutorando em Práticas Interpretativas (regência) pelo mesmo programa, tendo como orientadora a Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama. Atua intensamente como regente coral, tendo alcançado destaque por sua atuação à frente do Madrigal Musicanto de Itajubá, recentemente premiado no 10th Athens International Choir Festival, na Grécia, onde conquistou a medalha de prata na categoria Chamber Choirs (coros de câmara) e a medalha de bronze da categoria Mixed Choirs (coros mistos).

  • Adriana Giarola Kayama, Universidade Estadual de Campinas

    Adriana Giarola Kayama é doutora em Performance Practice pela University of Washington, EUA; docente da UNICAMP, atuando nas áreas de canto, técnica vocal, dicção e música de câmara; coordenou os cursos de Graduação e PósGraduação em Música da UNICAMP.

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Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Sonoridade Vocal E a prática Coral No Barroco: Subsídios Para a Performance Barroca Nos Dias Atuais”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 59-68. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54800.

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