O regente moderno e a construção da sonoridade coral

interpretação e técnica vocal

Autores

  • Angelo José Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Giarola Kayama Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo Augusto Östergren Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55344

Palavras-chave:

música coral, regência coral, sonoridade coral, interpretação musical, técnica vocal

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a tarefa do regente coral atual em suas funções de intérprete, executante e preparador vocal. Considerando o fato de que o regente é, em geral, o único profissional da área de música de um grupo coral, este trabalho analisa seu papel como intérprete e aponta os elementos necessários para a formação dos cantores corais quanto às questões histórico-estilísticas e seu preparo técnico-vocal como ferramentas fundamentais para a performance coral. O artigo ainda aborda a importância da sonoridade na execução da música coral, sua adequação aos vários estilos e propõe alguns caminhos para a construção do coro como um verdadeiro instrumento coral.

Biografia do Autor

  • Angelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

    Angelo José Fernandes é regente, Mestre em Práticas Interpretativas (Regência) pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral e Bacharel em Piano pela Escola de Música UFMG. Atualmente, é doutorando em Práticas Interpretativas (Regência) pelo Departamento de Música da UNICAMP, tendo como orientadora a Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama e como co-orientador o Prof. Dr. Eduardo Augusto Östergren. Atua intensamente como regente de coros em Itajubá (MG), onde nasceu, tendo alcançado destaque por sua atuação à frente do Madrigal Musicanto de Itajubá, recentemente premiado no 10th Athens International Choir Festival, na Grécia, onde conquistou a Medalha de Prata na categoria Chamber Choirs e a Medalha de Bronze da categoria Mixed Choirs.

  • Adriana Giarola Kayama, Universidade Estadual de Campinas

    Adriana Giarola Kayama é Doutora em Performance Practice pela University of Washington (EUA) e docente do Departamento de Música da UNICAMP, atuando nas áreas de canto, técnica vocal, dicção e música de câmara. Coordenou os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música da UNICAMP. Atualmente, é presidente da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).

  • Eduardo Augusto Östergren, Universidade Estadual de Campinas

    Eduardo Augusto Östergren é maestro e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Responsável pelo curso de regência coral e orquestral, atua também como docente nas disciplinas História da Música Medieval e Introdução à Pesquisa Musical. Foi docente das Universidades da Carolina do Norte (Raleigh, EUA), Indiana (Indiana, EUA) e Purdue (Indiana, EUA). Participou de seminários sobre Regência Coral e Orquestral em diversas universidades brasileiras e americanas. Foi membro de júri em vários concursos.

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Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Regente Moderno E a construção Da Sonoridade Coral: Interpretação E técnica Vocal”. 2006. Per Musi, nº 13 (janeiro): 33-51. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55344.