O regente moderno e a construção da sonoridade coral
interpretação e técnica vocal
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55344Palavras-chave:
música coral, regência coral, sonoridade coral, interpretação musical, técnica vocalResumo
Este artigo é uma reflexão sobre a tarefa do regente coral atual em suas funções de intérprete, executante e preparador vocal. Considerando o fato de que o regente é, em geral, o único profissional da área de música de um grupo coral, este trabalho analisa seu papel como intérprete e aponta os elementos necessários para a formação dos cantores corais quanto às questões histórico-estilísticas e seu preparo técnico-vocal como ferramentas fundamentais para a performance coral. O artigo ainda aborda a importância da sonoridade na execução da música coral, sua adequação aos vários estilos e propõe alguns caminhos para a construção do coro como um verdadeiro instrumento coral.
Referências
BRANDVIK, Paul. Choral tone. IN: WEBB, Guy B. (ed.). Up front! Becoming the complete choral conductor. Boston: E. C. Schirmer, 1993. p.147-186.
CARRINGTON, Simon. Uma mistura de idéias: uma abordagem para o canto em conjunto. Tradução de Edson Carvalho. Canto-Coral: Publicação Oficial da Associação Brasileira de Regentes de Coros. Brasília: Ano II, nº 1, 2003. p.29.
COSTA, Henrique Olival e SILVA, Marta Assumpção de Andrada e. Voz cantada: evolução, avaliação e terapia fonoaudiológica. São Paulo: Editora Lovise, 1998.
DART, Thurston. A interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DECKER, Harold & HERFORD, Julius. Choral conducting: a symposium. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1988.
DECKER, Harold & KIRK, Colleen. Choral conducting: focus on communication. Long Grove, Illinois: Waveland Press, Inc., 1988.
EDWIN, Robert. The good, the bad, and the ugly: singing teacher-choral director relationships. NATS Journal of singing. Jacksonville, FL: Volume 57, nº 5, 2001. p.53-54.
GARCIA, Manuel. Traité complet de l’art du chant. Genève: Minkoff Editeur, 1985.
GARRETSON, Robert L. Conducting choral music. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1998.
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
HEFFERNAN, Charles W. Choral music: technique and artistry. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1982.
HOWERTON, George. Technique and style in choral singing. New York: Carl Fischer, Inc., 1956.
MARVIN, Jameson. O canto coral afinado. Tradução de Edson Carvalho. Canto coral: Publicação Oficial da Associação Brasileira de Regentes de Coros. Brasília: Ano I, nº 1, 2001. p.26-30.
MILLER, Richard. On the art of singing. Oxford: Oxford University Press, 1996.
__________. The structure of singing. New York: G. Schirmer, 1986.
MOORE, James A. Como organizar e realizar um ensaio coral eficiente. In: CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE REGENTES DE COROS, 1999. Brasília. Anais. p. 47-52.
NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984.
OAKLEY, Paul. O ensaio coral: a performance do regente. In: CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE REGENTES DE COROS, 1999. Brasília. Anais. p. 113-128
PACHECO, Alberto José Vieira. Mudanças na prática vocal da escola de canto italiana: uma análise comparativa dos tratados de canto de Píer Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas.
PFAUSTCH, Lloyd. The choral conductor and the rehearsal. IN: DECKER, Harold & HERFORD, Julius. Choral conducting: a symposium. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1973. p.7-68.
PLANK, Steven E. Choral performance: a guide to historical practice. Lanhan: Scarecrow Press, Inc., 2004.
SILANTIEN John. Técnicas de ensaio coral para aperfeiçoar a afinação. In: CONVENÇÃO INTERNACIONTAL DE REGENTES DE COROS, 1999. Brasília. Anais. p.91.94.
SMITH, Brenda & SATALOFF, Robert Thayer. Choral pedagogy. San Diego: Singular Publishing Group, 2000.
SUNDBERG, Johan. The science of the singing voice. Illinois: Northern Illinois University Press, 1987.
SWAN, Howard. The development of a choral instrument. IN: DECKER, Harold & HERFORD, Julius. Choral conducting: a symposium. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1973. p.69-111.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.