Os ideais de entoação no século XVIII e suas conseqüências na prática interpretativa

Autores

  • Alberto Pacheco Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Giarola Kayama Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55786

Palavras-chave:

ornamentação, entoação, canto, castrati, interpretação

Resumo

Neste artigo pretendemos identificar os ideais de entoação do século XVIII, quando os castrati italianos dominavam a prática e o ensino do canto. Veremos que esses ideais interferiam na prática interpretativa musical, especialmente no que diz respeito à execução de apojaturas, portamentos e ornamentos musicais que envolviam ‘’flutuações de freqüência’’ sonora.

Biografia do Autor

  • Alberto Pacheco , Universidade Estadual de Campinas

    Alberto Pacheco: Tenor natural de Belo Horizonte. Bacharel em Musica, modalidade “Voz”, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Atualmente, é mestrando na área de Práticas Interpretativas nessa mesma instituição de ensino. Sempre financiado pela Fapesp, desenvolve, há quatro anos, pesquisa sobre interpretação de Música Vocal Barroca. Ingressa no Coral Unicamp Grupo Zíper na Boca, onde, em 1994, estréia como tenor solista na missa Crioula de Ariel Ramirez. Na Unicamp, tem tido aula com professores como: Adriana Giarola Kayama, Niza de Castro Tank (canto), Edmundo Hora (música barroca), Eduardo Ostergreen (regência), Fúlvia Escobar (piano), Vânia Pajares, (ópera studio). Cantou sob a orientação de professores como Amim Ferez, Adélia Iça, Francisco Frias, Joceline Galo e Edilson Costa. Em 2000, participou de uma montagem da Traviata de Verdi sob a regência de Carlos Fiorini, no papel de Gastone.

  • Adriana Giarola Kayama, Universidade Estadual de Campinas

    Adriana Giarola Kayama é professora de canto, dicção, fisiologia da voz e música de câmara nos cursos de Graduação de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP; cantora lírica; Doutora em Música (Voice Performance) pela University of Washington, EUA.

Referências

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Publicado

2003-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Os Ideais De entoação No século XVIII E Suas conseqüências Na prática Interpretativa”. 2003. Per Musi, nº 08 (julho): 57-65. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55786.

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