Origens da ópera barroca alemã e o Teatro do Mercado dos Gansos em Hamburgo nos séculos XVII e XVIII
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54942Palavras-chave:
ópera barroca, ópera barroca alemã, Theater am Gänsemarkt (Teatro do Mercado dos Gansos)Resumo
O artigo apresenta as condições sob as quais o gênero “ópera” foi assimilado pela cultura germânica em meados do século XVII e de que modo os modelos vigentes (a saber: o florentino, o veneziano e o francês) sofreram influências da cultura local. Pretende ainda demonstrar a difusão da ópera nos territórios germânicos e, mais especificamente, salientar a importância da criação do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt) de Hamburgo e sua atividade entre 1678 e 1738, como representante exemplar da maturidade deste processo.
Referências
AIKIN, Judith. A Language for German Opera. Wiesbaden: Harrassowitz, 2002.
BIANCONI, Lorenzo. Historia de la Musica (El Siglo XVII). Madri: Turner, 1982.
BROCKPÄHLER, Renate. Handbuch zur Geschichte der Barockoper in Deutschland. Emsdetten/Westphalen: Lechte, 1964.
BUSCH, G. e HARPER, A. J. (org). Studien zum deutschen weltlichen Kunstlied des 17. und 18.Jahrhunderts. Amsterdam: Atlanta, 1992.
DENT, Edward. The Nomenclature of Opera-II. Music and Letters, vol. 25, no. 4. (Oct., 1944), p. 213-226.
GROUT, Donald Jay. German Baroque Opera. Musical Quarterly, vol. 32, no. 4. (Oct., 1946), p. 574-587.
HUFF, Steven. The Early German Libretto: Some Considerations Based on Harsdörfer´s ‘Seelewig’. Music and Letters, vol. 69, no. 3, July/1988, p.345-355.
JAACKS, Gisela. Hamburger Barock (encarte do CD de mesmo nome). Hamburgo: Ambitus, 1989.
KOCH, Klaus-Peter. Reinhard Keiser (1674-1739) Leben und Werk. Teuchern: Förderkreis “Reinhard Keiser-Gedenkstätte”, 1999.
KRETZSCHMAR, Hermann. Das erste Jahrhundert der deutsche Oper. In: SIM, 3.Jahrgang, Heft 2 (Feb. 1902), p.270-293.
SCHLETTERER, Hans Michael. Das deutsche Singspiel (1863). Hildesheim: Olms, 1975.
SCHIMTZ, Eugen. Zur musikgeschitlichen Bedeutung der Harsdörferschen “Frauenzimmergesprächspiele”. In: Festschrift zum 90. Geburtstage (…)… Kochus Freiherrn von Liliencron (…). Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1910, p.254-277.
SPITZER, John e ZASLAW, Neal. The Birth of the Orchestra. History of an Institution, 1650-1815. Nova Iorque: Oxford, 2004. ISBN 0-19-816434-3.
STROHM, Reinhard. Dramma per Musica. Italian Opera Seria of the Eighteenth Century. Londres: Yale University Press, 1977.
WAGENKNECHT, Christian. Deutsche Metrik: eine historische Einführung. Munique: Beck, 1999.
WARRACK, John. German Opera. From the Begginings to Wagner. Nova Iorque: Cambridge, 2001.
WOLFF, Hellmuth Christian. Die Barockoper in Hamburg (1678-1738), 2 vols. Wolfenbüttel: Möseler, 1957. The New Grove Dictionary of Opera. Nova Iorque: Macmillan Publishers, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.