Barroco em contexto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54618Palavras-chave:
música barroca, relações de poder e música, Música barroca e colonizaçãoResumo
Quem produziu música durante o longo período histórico que hoje chamamos “Barroco”? Quem a escutou? Como a prática musical teria articulado relações de poder, tanto dentro das culturas européias nas quais as estéticas barrocas nasceram quanto nas terras americanas que estas mesmas culturas colonizaram? Por que, no século XXI, poderíamos continuar a achar esta música interessante e bonita? Por que uma compreensão maior do Barroco pode ser útil nos dias de hoje? Este ensaio abordará estas questões preliminarmente situando a música barroca em relação aos sistemas emergentes de representação, trocas econômicas, poder político e produção artística que caracterizaram a longa transição das crises epistemológicas do final do século XVI da cultura européia, que se interligava com a resolução destas crises nos paradigmas da modernidade iluminista do século XVIII.
Referências
AUSTERN, Linda, ed. Music, Sensation and Sensuality. Nova Iorque: Routledge, 2002.
______________ e NARODITSKAYA, eds. Music of the Sirens. Bloomington: Indiana University Press, 2006.
BORGERDING, Todd, ed. Gender, Sexuality and Early Music. Nova Iorque: Routledge, 2002.
BROSIUS, Amy. The Culture of Singing in Barberini Rome. Tese de doutorado. New York University (em desenvolvimento).
BRUNATTI, Simone e MARI, Licia, eds. I Gonzaga e l’impero: itinerario dello spettacolo, con una selezione dei materialei dell’Archivio informatico Herla (1560-1630), Florença: Le lettere, 2005.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Nova Iorque: Routledge, 1990.
CARTER, Tim. New Light on Monteverdi’s Ballo delle Ingrate (Mantua, 1608). in Il saggiatore musicale 6, 1999, p.63-90, 1-30.
_____________. Monteverdi’s Musical Theatre, New Haven, 2002.
CUSICK, Suzanne G. Francesca Caccini at the Medici Court: Music and the Circulation of Power. Chicago: University of Chicago Press, 2009.
DELL’ANTONIO, Andrew. ‘Particolar gusto e diletto alle orecchie’: Listening in the Early Seicento in CIAVOLELLA, Massimo e
COLEMAN, Patrick, eds. Culture and Authority in Baroque Europe. Toronto: University of Toronto Press, 2005, p. 106-121.
DIAZ, Furio. Il Granducato di Toscana: I Medici. Turim: UTET, 1976.
FELDMAN, Martha. Opera and Sovereignty: Transforming Myths in Eighteenth-century Italy. Chicago: University of Chicago Press, 2007.
_______________ e GORDON, Gordon, eds. The Courtesan’s Arts: Cross-Cultural Perspectives. Oxford: Oxford University Press, 2006.
FOUCAULT, Michel. Les mots et le choses. Paris: Gallimard, 1966.
FREITAS, Roger. Portrait of a Castrato: Politics, Patronage and Music in the Life of Atto Melani. Oxford: Oxford University Press (no prelo).
GALLICO, Claudio, ed. Federico Follino, Cronache mantovane: 1587-1608, Florença: Olschki, 2004.
GLIXON, Beth e Jonathan. Inventing the Business of Opera: The Impresario and His World in Seventeenth-century Venice.
Oxford: Oxford University Press, 2006. GORDON, Bonnie. Monteverdi’s Unruly Women: The Power of Song in Early Modern Italy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
_______________. Talking Back: The Female Voice in Il ballo delle Ingrate. In Cambridge Opera Journal 11, 1999.
HARNESS, Kelley. Echoes of Women’s Voices: Music, Art and Female Patronage in Early Modern Florence. Chicago: University of Chicago Press, 2006.
HELLER, Wendy. Emblems of Eloquence: Opera and Women’s Voices in Seventeenth-century Venice. Berkeley: University of California Press, 2004.
KUHN, Thomas, The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.
LAMAY, Thomas, ed. Musical Voices of Early Modern Women: Many-Headed Melodies. Aldershot: Ashgate, 2005.
LEGUIN, Elisabeth. Boccherini’s Body: An Essay in Carnal Musicology Berkeley: University of California Press, 2005
MACNEIL, Anne. Music and women of the commedia dell’arte in the late 16th century. Oxford: Oxford University Press, 2003.
_____________. Weeping at the Water’s Edge. In Early Music 27, 1999, p.406-417.
MALACARNE, Giancarlo. I Gonzaga di Mantova: una stripe per una capitale europea. Modena: Il Bulino, 2004.
MAMONE, Sara. Dei, semidei, uomini: lo spettacolo a Firenze tra neoplatonismo e realtà Borghese (XV-XVII secolo). Roma: Bulzoni, 2003.
MCCLARY, Susan. Feminine Endings: Music, Gender and Sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
_______________. Modal Subjectivities: Self-Fashioning in the Italian Madrigal. Berkeley: University of California Press, 2004.
NEVILLE, Jennifer. Dance, Spectacle and the Body Politic, 1250-1750. Bloomington: Indiana University Press, 2008.
PLATÃO. Laws II, 654 A. Tradução de Bury, Loeb Classical Library 187, Cambridge: Harvard, 1926, p. 93.
ROACH, Joseph. Cities of the Dead: Circum-Atlantic Performance. Nova Iorque: Columbia University Press, 1996.
ROSAND, Ellen. Opera in Seventeenth-century Venice: The Creation of a Genre Berkeley: University of California Press, 1991.
____________. Monteverdi’s Last Operas: A Venetian Trilogy. Berkeley: University of California Press, 2007.
SCOTT, Joan. Gender: A Useful Category of Historical Analysis? In SCOTT, Joan, ed. Feminism and History. Oxford: Oxford University Press, 1996, p.152-180;
SHELEMAY, Kay. Toward an Ethnomusicology of the Early Music Movement: Thoughts on Bridging Disciplines and Musical Worlds, Ethnomusicology 45 (2001), p.1-29.
TARUSKIN, Richard. The pastness of the present and the presence of the past, in Authenticity and Early Music, ed. Nicholas Kenyon. Oxford: Oxford University Press, 1988, p.137-210.
TREADWELL, Nina. Music and Wonder at the Medici Court. Bloomington: Indiana University Press, 2008.
WEBER, William. The Rise of Musical Classics in 18th Century England. A Study in Canon, Ritual and Ideology, Oxford: Oxford University Press, 1992.
WISTREICH, Richard. Warrior, Courtier, Singer. Aldershot: Ashgate, 2007.
WOODFIELD, Ian. Music of the Raj. A Social and Economic History of Music in Late 18th-century Anglo-Indian Society, Oxford: Oxford University Press, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






