Barroco em contexto

Autores

  • Suzanne Cusick Universidade de Nova York
  • Lucia Becker Carpena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54618

Palavras-chave:

música barroca, relações de poder e música, Música barroca e colonização

Resumo

Quem produziu música durante o longo período histórico que hoje chamamos “Barroco”? Quem a escutou? Como a prática musical teria articulado relações de poder, tanto dentro das culturas européias nas quais as estéticas barrocas nasceram quanto nas terras americanas que estas mesmas culturas colonizaram? Por que, no século XXI, poderíamos continuar a achar esta música interessante e bonita? Por que uma compreensão maior do Barroco pode ser útil nos dias de hoje? Este ensaio abordará estas questões preliminarmente situando a música barroca em relação aos sistemas emergentes de representação, trocas econômicas, poder político e produção artística que caracterizaram a longa transição das crises epistemológicas do final do século XVI da cultura européia, que se interligava com a resolução destas crises nos paradigmas da modernidade iluminista do século XVIII.

Biografia do Autor

  • Suzanne Cusick, Universidade de Nova York

    Suzanne Cusick é professora de Música da New York University (New York, EUA), instituição na qual atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Música. Ph.D. em Música pela University of North Carolina (1975) e bacharel em belas artes pela Newcomb College (1969), a pesquisadora publicou importantes trabalhos nas seguintes áreas: a relação entre o fazer musical, identidade e corporeidade; abordagens feministas sobre história e crítica musical; e estudos sobre homossexualismo e música. Em breve publicará, pela University of Chicago Press, uma monografia sobre Francesca Caccini, cantora, professora e compositora italiana do início do século XVII. Recebeu algumas das mais importantes bolsas de estudos internacionais, como o Frederick Burkhardt Residential Fellow at Villa I Tatti e bolsa para desenvolver pesquisa na Harvard University Center for Italian Renaissance Studies (2001-2002). Foi coordenadora do Gay and Lesbian Study Group da American Musicological Society e integrou o corpo editorial do periódico dessa associação.

  • Lucia Becker Carpena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Lucia Becker Carpena é professora adjunta do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde leciona Flauta Doce e Música de Câmara. É mestre em flauta doce pela Staatliche Hochschule für Musik de Stuttgart/Alemanha (1995) e doutora em Música pela UNICAMP/SP (2007). Dedica-se principalmente à prática de música antiga historicamente orientada e à pesquisa e divulgação do repertório brasileiro contemporâneo para flauta doce. Participou da gravação da obra completa de Bruno Kiefer (1923-1987) para flauta doce, no CD “Poemas da Terra” (2003), que obteve acolhida calorosa pela crítica musical brasileira. Atua como solista, camerista e professora convidada em eventos no Brasil e no exterior. Sua tese de doutorado, intitulada “Caracterização e uso da flauta doce nas óperas de Reinhard Keiser (1674-1739)” trata, entre outros tópicos, das origens da ópera barroca alemã, seu desenvolvimento e apogeu com o teatro do Mercado dos Gansos de Hamburgo e a participação da flauta doce no repertório operístico, abordando temas ainda desconhecidos pela pesquisa acadêmica brasileira.

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2009-01-01

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Artigos em Português/Espanhol

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