Primeiros tratados italianos do século XVII sobre baixo contínuo
uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54950Palavras-chave:
baixo contínuo, melodia acompanhada, harmonia, história da músicaResumo
Baseando-se no prévio estudo de três das primeiras fontes históricas primárias sobre Baixo Contínuo, publicadas na Itália do início do século XVII, o seguinte texto apresenta uma análise comparativa entre os trabalhos de Lodovico da Viadana (1602), Agostino Agazzari (1607) e Francesco Bianciardi (1607), partindo das recomendações contidas no primeiro deles para apontar semelhanças e diferenças entre as idéias e procedimentos encontrados nos primórdios dessa técnica.
Referências
AGAZZARI, A. Of Playing upon a Bass with All Instruments and of their use in a Consort. In Source Readings in Music History. Ed. by Oliver Strunk. Nova Iorque: W.W. Norton & Company Inc., 1998.
ARNOLD, F.T. The Art of Accompaniment from a Thorough-Bass. Nova Iorque: Dover, 1965, vol.1.
BASSUS GENERALIS. Organizado por B. Lang. Mantido pelo Conservatório de Genebra. 2004, atualizado em 2007. Apresenta traduções e textos sobre fontes históricas de baixo contínuo. Disponível em: <http://www.bassus-generalis.org>. Acesso em: 23/05/2005, 28/10/2007.
BIANCIARDI, F. Breve Regola Per Imparar A Sonare Il Basso Com Ogni Sorte D’Istrumento. Fac-símile. Bologna, Cívico Museo. C 69. Tradução para o português de Abel Rocha.
DONINGTON, R. The Interpretation of Early Music. 2 ed. Londres: Faber &Faber, 1975.
GROUT, D. J.; PALISCA, C. V. História da Música Ocidental. 2.ed. Lisboa: Gradiva, 2001.
HARMAN, R. A. Thomas Morley: a plain and easy introduction to practical music. Londres: J. M. Dent & Sons, 1952.
HUGHES, A.; GERSON-KIWI, E. Solmization. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Nova Iorque: Macmillan Publishers Limited, 1989, vol. 23, p.458/467.
LANG, B. On the Stylistic Context of the Preface to the Organ Voice Book of the “Cento Concerti Ecclesiastici” by Lodovico Grossi da Viadana. In: BASSUS GENERALIS. Organizado por B. Lang. Mantido pelo Conservatório de Genebra. Apresenta traduções e textos sobre fontes históricas de baixo contínuo. 2007. Disponível em: <http://www.bassus-generalis.org>. Acesso em 24/10/2007.
O’REAGAN, N. Lodovico da Viadana and the Origins of the Roman Concerto Eclesiastico. The Journal of SeventeenthCentury Music. University of Illinois Press, vol. 6 (2000), n.1.Disponível em: <http://www.sscm-jscm.org/jscm/>. Acesso em: 25/05/2005.
VIADANA, L. Preface to One Hundred Sacred Concertos op.12, in Source Readings in Music History. Ed. by Oliver Strunk, Nova Iorque: W.W. Norton & Company, N.Y. 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






