Delectare, movere et docere

retórica e educação no Barroco

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55051

Palavras-chave:

retórica e educação, Barroco, história dos saberes psicológicos, cultura brasileira na Idade Moderna

Resumo

A articulação entre delectare, movere et docere que define o objetivo da retórica antiga e moderna implica desde as origens uma concepção do uso da palavra voltada para a formação do homem e portanto uma estreita conexão da arte retórica com a arte de educar. A análise de manuais que se constituíram em instrumentos essenciais desta formação aponta a existência dessa conexão que se realiza pela capacidade da palavra mobilizar a pessoa em seu dinamismo corporal, psíquico e espiritual. No Brasil, a concepção da função educativa da palavra fundamenta toda a prática missionária dos jesuítas. Esta função é enfatizada levando em conta o caráter oral da cultura e de sua transmissão e a relevância atribuída ao poder da palavra pelas tradições culturais indígenas.

Biografia do Autor

  • Marina Massimi , Universidade de São Paulo

    Marina Massimi , formada em psicologia pela Universidade de Padova (Itália) em 1979, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, docente junto ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto; especialista em história da psicologia e das idéias psicológicas. Entre os livros mais recentes, publicou: Palavras, almas e corpos no Brasil colonial ( São Paulo, Loyola, 2005); Um incendido desejo das Índias (em colaboração com André Barreto Prudente; São Paulo: Loyola, 2002); e Os olhos vêem pelo coração: Conhecimento psicológico das paixões na história da cultura brasileira dos séculos XVI a XVII (com Paulo José Carvalho da Silva; Ribeirão Preto: Holos Editora, 2001). Co-editora da revista eletrônica Memorandum (Qualis Internacional B; indexada pela Psycho-Info ) e Líder do Grupo de pesquisa do CNPq Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Delectare, Movere Et Docere: Retórica E educação No Barroco”. 2008. Per Musi, nº 17 (janeiro): 54-59. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55051.