Agudeza e Stravaganza

diálogo oblíquo entre a música e as letras seiscentistas

Autores

  • Thiago César Viana Lopes Saltarelli Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55057

Palavras-chave:

agudeza, stravaganza, fantástico, Barroco, retórica

Resumo

Este artigo procura identificar semelhanças entre os conceitos de agudeza e stravaganza, oriundos respectivamente da poética e da música do século XVII, e mostrar como eles são importantes para evitar anacronismos na leitura de obras desse período.

Biografia do Autor

  • Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Universidade Federal de Minas Gerais

    Thiago Saltarelli é graduado em Letras (licenciatura em Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente cursa Mestrado em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em literatura medieval, renascentista e barroca, e, recentemente, na área de Filologia Românica e Lingüística Histórica. É violinista da Orquestra de Câmara Jovem Sesiminas há dez anos, e também já foi membro da Orquestra Jovem do Palácio das Artes. Desenvolve pesquisas no campo da Música e de sua interface com a Literatura, atuando principalmente nas áreas de música e literatura barrocas e de música medieval e renascentista e sua herança brasileira de tradição oral, incluindo aí a pesquisa com rabecas brasileiras. Nesse âmbito, desde 2006 é membro de um grupo de pesquisa sobre as Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, cujo projeto, intitulado “Problemas da Cultura Medieval Ibérica”, é desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e coordenado pela Profa. Dra. Ângela Vaz Leão.

Referências

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Agudeza E Stravaganza: Diálogo oblíquo Entre a Música E As Letras Seiscentistas”. 2008. Per Musi, nº 17 (janeiro): 60-63. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55057.