Agudeza e Stravaganza
diálogo oblíquo entre a música e as letras seiscentistas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.55057Palavras-chave:
agudeza, stravaganza, fantástico, Barroco, retóricaResumo
Este artigo procura identificar semelhanças entre os conceitos de agudeza e stravaganza, oriundos respectivamente da poética e da música do século XVII, e mostrar como eles são importantes para evitar anacronismos na leitura de obras desse período.
Referências
CIDADE, Hernani. A poesia lírica cultista e conceptista. Lisboa: Seara Nova, 1968.
CUNHA, Cyran Costa Carneiro da. Un ferito cavaliero: a música afetuosa em Luigi Rossi. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
GRACIÁN, Baltasar. Agudeza y arte de ingenio. Buenos Aires: Espasa-Calpe Argentina, 1942.
GROVE Dictionary of Music. Oxford: Oxford University Press, 2003. 1 CD-ROM.
HANSEN, João Adolfo. “Retórica da agudeza”. In: Letras Clássicas, Revista do Departamento de Letras Clássicas da USP, n.4, p.317-342, 2000.
TESAURO, Emanuele. Il Cannocchiale aristotelico. Savigliano: L’Artistica Piemontese, 2000. Edição fac-similar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.