Inspiratio de Frederico Richter
uma abordagem de interpretação segundo os parâmetros da Performance Historicamente Informada
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55094Palavras-chave:
performance historicamente informada, práticas de performance, música atual, música de câmara para violão e piano, música brasileiraResumo
Este artigo propõe a discussão de uma possível interpretação da obra Inspiratio, para violão e piano, de Frederico Richter (n.1932), tomando como ponto de partida os parâmetros da performance practice abordados por DUFFIN (1995) em seu artigo “Performance Practice: Que me veux-tu? What do you want from me?”, publicado na Early Music America. A reflexão sobre tais parâmetros, embora originalmente direcionados para a performance da Música Antiga, pode possibilitar a adoção de um discurso musical coerente na interpretação de uma obra contemporânea ou de qualquer outro período histórico.
Referências
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. Toronto, General Publishing Company Ltd, 1987.
BUCKINX, Boundewijn, O Pequeno Pomo, ou a História da Música do Pós-Modernismo. São Paulo, Editora Giordano, 1998.
DUFFIN, Ross W. Performance Practice: Que me veux-tu? What do you want from me? Early Music America v.1, n.1 (Fall 1995), p.27-36. Tradução não publicada de Paulo César Martins Rabelo, p.1-12.
NIELSON, Lewis. Technical, interpretive and aesthetics issues in the performance practice of contemporary music. Per Musi, v. 2. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, p.50-88, 2000.
RICHTER, Frederico. Inspiratio. Porto alegre, Goldberg Edições Musicais, 1997.
ZUBEN, Paulo. Ouvir o Som: Aspectos de Organização na Música do Século XX. Cotia, Ateliê Editorial, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






