Inspiratio de Frederico Richter

uma abordagem de interpretação segundo os parâmetros da Performance Historicamente Informada

Autores

  • Lara Greco Universidade Federal de Goiás
  • Lúcia Barrenechea Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55094

Palavras-chave:

performance historicamente informada, práticas de performance, música atual, música de câmara para violão e piano, música brasileira

Resumo

Este artigo propõe a discussão de uma possível interpretação da obra Inspiratio, para violão e piano, de Frederico Richter (n.1932), tomando como ponto de partida os parâmetros da performance practice abordados por DUFFIN (1995) em seu artigo “Performance Practice: Que me veux-tu? What do you want from me?”, publicado na Early Music America. A reflexão sobre tais parâmetros, embora originalmente direcionados para a performance da Música Antiga, pode possibilitar a adoção de um discurso musical coerente na interpretação de uma obra contemporânea ou de qualquer outro período histórico.

Biografia do Autor

  • Lara Greco , Universidade Federal de Goiás

    Lara Greco é Licenciada em Piano pela Universidade Federal de Goiás. Em 2007, concluiu o Mestrado em Música na mesma instituição, com bolsa do CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Lúcia Barrenechea com trabalho na linha de pesquisa Performance Musical e Suas Interfaces. Atualmente, é professora de piano nas Oficinas de Música da EMAC/UFG.

  • Lúcia Barrenechea , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Lúcia Barrenechea é pianista e pesquisadora, Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Música pela Universidade de Boston, EUA, e Doutora em Música pela Universidade de Iowa, EUA. Em 1994 passou a integrar o corpo docente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Desde junho de 2006, é professora no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.

Referências

BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. Toronto, General Publishing Company Ltd, 1987.

BUCKINX, Boundewijn, O Pequeno Pomo, ou a História da Música do Pós-Modernismo. São Paulo, Editora Giordano, 1998.

DUFFIN, Ross W. Performance Practice: Que me veux-tu? What do you want from me? Early Music America v.1, n.1 (Fall 1995), p.27-36. Tradução não publicada de Paulo César Martins Rabelo, p.1-12.

NIELSON, Lewis. Technical, interpretive and aesthetics issues in the performance practice of contemporary music. Per Musi, v. 2. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, p.50-88, 2000.

RICHTER, Frederico. Inspiratio. Porto alegre, Goldberg Edições Musicais, 1997.

ZUBEN, Paulo. Ouvir o Som: Aspectos de Organização na Música do Século XX. Cotia, Ateliê Editorial, 2005.

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Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Inspiratio De Frederico Richter: Uma Abordagem De interpretação Segundo Os parâmetros Da Performance Historicamente Informada”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 67-79. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55094.

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