A intertextualidade musical como fenômeno
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55853Palavras-chave:
intertextualidade, análise, elementos musicais, entidades musicais, interação, elementos estruturaisResumo
Esse artigo pretende, a partir da aplicação da teoria da influência literária como ansiedade de Harold Bloom às relações intertextuais em música por Joseph Straus e Kevin Korsyn e dos tipos de intertextualidade musical apresentados por Charles Rosen, discutir um possível modelo analítico que proporcione as ferramentas necessárias para processar a influência em música, bem como discutir uma possível terminologia que possibilite qualificar este fenômeno.
Referências
ANJO, Margarida dos; FERREIRA, Maria Baird (Ed). Novo Aurélio: Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
ABDO, Sandra N. Execução/Interpretação musical: uma abordagem filosófica. Per Musi, v.1. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, p.16-24, 2000.
DAHLHAUS, Carl. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, s/d.
KIEFER, Bruno. História e significado das obras musicais. 6.ed. Porto Alegre: Movimento, 1990.
KORSYN, Kevin. Toward a new poetics of musical influence. British Jounal-Music Analysis, p. 3-72, 1991.
LARUE, Jan. Guidelines for style analysis. New York: Norton, 1998.
NEW HARVARD DICTIONARY OF MUSIC. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
NOGUEIRA, Ilza. A estética intertextual na música: considerações estilísticas. Brasiliana, n.13. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, p.4-12, 2003.
RIGONELLI, Yolanda; BATALHA, Yvete Valença. Lições de análise e apreciação musical. 2.ed. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1972.
ROEDERER, Juan G. Introdução à física e psicologia da música. São Paulo: Edusp, 2002.
ROSEN, Charles. Plagiarism and Inspiration. 19th Century Music. v. IV/2, p.87-100, 1980.
SADIE, Stanley (Ed). The New Grove Dictonary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers Limited, v. 18, 1980.
SCHURMANN, E. F. A música como linguagem: uma abordagem histórica. 2.ed. Brasília: Brasiliense, 1990.
SEKEFF, Maria Lourdes. Curso e dis-curso do sistema musical. São Paulo: Annablume, 1996.
STRAUS, Joseph N. Remaking the past: musical modernism and the influence of the tonal tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
WISNIK, J. Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escrita musical. São Paulo: FAPESP, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.