A intertextualidade musical como fenômeno

Autores

  • Lucas de Paula Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • Lúcia Barrenechea Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55853

Palavras-chave:

intertextualidade, análise, elementos musicais, entidades musicais, interação, elementos estruturais

Resumo

Esse artigo pretende, a partir da aplicação da teoria da influência literária como ansiedade de Harold Bloom às relações intertextuais em música por Joseph Straus e Kevin Korsyn e dos tipos de intertextualidade musical apresentados por Charles Rosen, discutir um possível modelo analítico que proporcione as ferramentas necessárias para processar a influência em música, bem como discutir uma possível terminologia que possibilite qualificar este fenômeno.

Biografia do Autor

  • Lucas de Paula Barbosa, Universidade Federal de Goiás

    é mestrando em música na área de concentração Música Criação e Expressão, linha de pesquisa: Performance musical e suas interfaces, instrumento - Piano, na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolve estudos sobre análise e intertextualidade em música sob a orientação da Profa. Dra. Lúcia Barrenechea. É graduado em Performance, Instrumento - Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Lúcia Barrenechea, Universidade Federal de Goiás

    é pianista e pesquisadora, formada em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1988. Mestre em música pela Universidade de Boston, EUA (1991), passou a integrar o corpo docente da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG em 1994. É doutora em música pela Universidade de Iowa, EUA (2000) com a tese “Heitor Villa-Lobos’ Hommage à Chopin: a Musical Tribute”.

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Publicado

2003-10-17

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Intertextualidade Musical Como fenômeno”. 2003. Per Musi, nº 08 (outubro): 125-36. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55853.

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