Contrapontos epistemológicos entre as concepções do conhecimento de arte na BNCC e propostas arte-educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.55188

Palavras-chave:

Educação Musical, Currículo Paulista, Orff-Schulwerk, Abordagem Triangular, C(L)A(S)P

Resumo

O presente artigo, recorte de uma tese de doutorado sobre/de Educação Musical escolar, tem por objetivo analisar criticamente os contrapontos entre abordagens pedagógico-musicais — Triangular, a C(L)A(S)P e o Orff-Schulwerk — e as proposições de um trecho dissertativo da BNCC e do Currículo Paulista para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, denominado "Dimensões do Conhecimento" (criação e expressão; estesia e fruição; crítica e reflexão). Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica das principais publicações sobre as abordagens arte-educativas mencionadas, a fim de discutir qualitativamente os condicionamentos de currículos oficiais que negligenciam lutas e embates historicamente debatidos por agentes especializados. Concluímos, assim, que propostas arte-educativas amplamente difundidas, como as abordadas em nossa revisão, oferecem concepções que atribuem à Educação Musical escolar características identitárias, (re)significadas e negociadas coletivamente, perpassando a normativa estadual que propõe um ensino ambíguo, sem abranger discussões específicas das linguagens artísticas, e que tende a ser meramente voltado a uma educação estética e individualizada.

Biografia do Autor

  • Cassiano Lima da Silveira Santos, Universidade Estadual Paulista

    Doutor e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação: Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). É autor do livro “Som, palavra e movimento: caminhos e possibilidades em um universo pedagógico-musical” (Editora Desvendério, 2023), professor certificado em Orff-Schulwerk, pelo SFIOC (EUA) e com artigos publicados sobre Educação Musical escolar, estudos curriculares e abordagens pedagógico-musicais.

  • Adriana do Nascimento Araújo Mendes, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1987), mestrado em Master of Music pela Syracuse University/ E.U.A. (1991) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2010). É professora do Curso de Música e do Programa de Pós-graduação em Música da Unicamp desde 2010. Atuou como professora de piano, pianista de grupo coral, camerista e professora de música em escola particular de educação básica. A partir de 2007, passou a dedicar-se mais ao Ensino Superior. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia e Didática Musical, Orientação de Estágio Supervisionado e Pedagogia Pianística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Pibid, Programa Residência Pedagógica, Educação musical inclusiva e Tecnologias no Ensino Musical.

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Publicado

2025-01-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Contrapontos epistemológicos Entre As concepções Do Conhecimento De Arte Na BNCC E Propostas Arte-Educativas”. 2025. Per Musi 26 (janeiro): 1-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.55188.

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