Resenha sobre o livro Estruturações Harmônicas Pós-Tonais de Antenor Ferreira Corrêa

Autores

  • Matheus Bitondi Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55299

Palavras-chave:

harmonia pós-tonal, música do século XX, funções harmônicas

Resumo

Tão numerosas quanto as técnicas harmônicas surgidas no século XX são as teorias que as tentam explicar. Poucos foram os compositores que nessa época não se dedicaram a especulações a respeito de novas formas de relacionar as alturas, da geração de novos acordes, da criação de novos campos harmônicos e de procedimentos para transformá-los e manipulá-los. Também poucos foram os compositores dentre estes que não publicaram análises de suas próprias obras, dissecando suas técnicas e procedimentos, e contribuindo sim para a melhor apreciação destas obras, mas limitando o leque de interpretações mais distanciadas que outros analistas poderiam oferecer, caso não os tivesse silenciado o veredicto pretensamente definitivo do criador tanto da técnica quanto da obra.

Biografia do Autor

  • Matheus Bitondi, Universidade Estadual Paulista

    Matheus Bitondi é compositor formado pelo Instituto de Artes/Unesp, onde estudou com Flo Menezes,
    Achille Picchi e Edson Zampronha, entre outros. Neste mesmo instituto, obteve o grau de mestre em
    Análise Musical, sob orientação do professor e compositor Flo Menezes. Ao longo de sua formação,
    participou de cursos com compositores como Marlos Nobre, Jean-Yves Bosseur (França), Fredrik Ed
    (Suécia) e Chico Melo (Brasil/Alemanha), entre outros. Atua ainda como copista, revisor e arranjador para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e desenvolve atividades como crítico musical e articulista, escrevendo para a Revista Eletrônica Trópico/UOL (www.uol.com.br/tropico). Como compositor, teve obras executadas em salas como o auditório do SESC da Esquina (Curitiba), a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), o auditório do Conservatório Souza Lima e o Auditório Ibirapuera (São Paulo), por intérpretes como Achille Picchi, Valerie Albright, o Quarteto Continental, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros. Foi premiado com o 3º. lugar no Concurso Nacional de Composição “Camargo Guarnieri”, promovido pela Orquestra Sinfônica da USP, e com o 2º. lugar no String Quintet Contest for Brazilian Composers, promovido pela Kean University (New Jersey).

Referências

CORRÊA, Antenor Ferreira. Estruturações Harmônicas Pós-Tonais. São Paulo: Unesp, 2006.

ISBN: 8571396752. (224p.)

Downloads

Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Resenhas de Livros

Como Citar

“Resenha Sobre O Livro Estruturações Harmônicas Pós-Tonais De Antenor Ferreira Corrêa”. 2006. Per Musi, nº 14 (julho): 108-10. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55299.