O desconforto da musicologia

Autores

  • Jean-Jacques Nattiez Universidade de Montreal
  • Luis Paulo Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55545

Palavras-chave:

musicologia, etnomusicologia, história da teoria musical, semiologia

Resumo

Do mesmo modo que as demais ciências humanas, a musicologia atravessa atualmente uma difícil crise de crescimento, cujo motivo, segundo o autor deste texto, é a relação ambígua que ela mantém com seu objeto de estudo, a música. Esta ambiguidade seria provocada por três razões cuja descrição e análise constituem o objetivo do artigo: 1) Por ser a musicologia uma a linguagem sobre a música, alguns a consideram como um discurso parasitário; 2) o grande número de campos especializados em que a disciplina se desdobrou; 3) porque, sendo o seu objeto de estudo o conceito de arte, surgem problemas quando são abordadas questões sobre o Belo musical e sua autenticidade

Biografia do Autor

  • Jean-Jacques Nattiez , Universidade de Montreal

    Jean-Jacques Nattiez é Professor Titular de Musicologia da Faculade de Música da Universidade de Montreal. Considerado pioneiro da Semiologia Musical, publicou: Fondements d´une sémiologie de la musique (UGE, 10-18, 1975), Musicologie générale et sémiologie (Bourgois, 1987), De la sémiologie à la musique (UQAM, 1987), Le combat de Chronos et d´Orphée (Bourgois, 1993). Aplicou seus conceitos semiológicos às relações entre a música e a literatura (Proust musicien, Bourgois, 1984, 1999); às obras de Wagner (Tétralogies, Bourgois, 1983; Wagner androgyne, Bourgois, 1990); ao pensamento de Pierre Boulez (do qual editou vários volumes de escritos, dentro os quais a correspondência com John Cage); à música dos Inuit (Candá), dosAïnous (Japão) e dos Baganda (Uganda), destes publicando diversos discos. Autor do romance Opera (Leméac, 1997) e da autobiografia intelectual La musique, la recherche et la vie (Leméac, 1999). Foi o primeiro co-editor e co-fundador da Revue de musique des universités canadiennes, dirigindo Circuit de 1990 a 1999. Hoje, é diretor geral de uma Enciclopédia de Música, em 5 volumes, cuja publicação, em italiano, pela EINAUDI, iniciou-se em 2001, e, em 2003, pelaACTE-SUD, em francês. Escreveu cerca de 150 artigos, realizando séries de conferências em vinte países. Vários de seus livros foram traduzidos para o inglês, o italiano e o japonês. A edição revista e aumentada do Combate de Cronos e Orfeu será, em breve, publicada no Brasil, por VIA LETTERA.

  • Luis Paulo Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Luis Paulo Sampaio é doutor em musicologia pela Universidade de Montreal e professor titular de Análise Musical na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Referências

ADLER, G., 1885 : «Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft», Vierteljahrschrift für Musikwissenschaft, vol. I, p. 5-20.

AROM, S., 1985 : Polyphonies et polyrythmies d’Afrique centrale, Paris, S.E.L.A.F., 2 vol.

BEARDSLEY, C., 1981 : Aesthetics, Indianapolis-Cambridge, Hackett Publishing Co., 2a edição.

CZERNY, C., 1848-9 : Schule der praktischen Tonsetzkunst, op. 600, Bonn [não há referência ao editor] ; trad. ingl. School of Practical Composition, op. 600, 3 vol., Londres, R. Cocks & Co., c. 1849.

DAHLHAUS, C., 1970 : Analyse und Werturteil, Mayence, Schott ; trad. francesa, «Analyse et jugement de valeur», in Analyse musicale, N° 19, abril de1990, p. 31-41 ; No. 20, junho de 1990, p. 70-80 ; No. 21, novembro de 1990, p. 114-125.]

DESROCHES, M., GUERTIN, G., 1997 : «Regards croisés de l’esthétique et de l’ethnomusicologie», Protée, vol. XXV, n° 2, p. 77-83.

DUHEM, P., 1906 : La théorie physique, son objet et sa structure, Paris, Delagrave.

GILSON, E., 1963 : Introduction aux arts du beau, Paris, Vrin.

HERNDON, M., BRUNYATE, R. (ed.), 1975 : Symposium on Form in Performance, Austin, University of Texas at Austin, College of Fine Arts.

JANKÉLÉVITCH, V., 1961 : La musique et l’ineffable, Paris, Armand Colin.

KRETZSCHMAR, H., 1887, 1888, 1890 : Führer durch den Konzert-Saal, Leipzig, Liebeskind, 3 vol.

KUHN, T., 1962 : The Structure of the Scientific Revolutions, Chicago, The University of Chicago Press.

LÉVI-STRAUSS, C., 1964 : Le cru et le cuit, Paris, Plon; trad.bras. O cru e o cozido, SãoPaulo. Editora Brasiliense, 1991

LOGIER, J.-B., 1827 : System der Musik-Wissenschaft und der praktischen Komposition mit Inbegriff dessen was gewöphnlich unter dem Ausdruck General-Bass verstehen wird, Berlim.

MARX, A.B., 1837-47 : Die Lehre von der musikalischen Komposition, Leipzig, Breitkopf und Härtel.

MOLINO, J., 1990 : « Du plaisir au jugement : les problèmes de l’évaluation esthétique», Analyse musicale, n° 19, p. 16-26.

NATTIEZ, J.-J., 1997 : “De la sémiologie générale à la sémiologie musicale. L’exemple de la Cathédrale engloutie de Debussy”, Protée, 1997, outono, pp. 7-20 ; trad. bras. por L.P. Sampaio: “O modelo tripartite de semiologia musical : o exemplo de La Cathédrale engloutie, de Debussy”, in Debates-Cadernos do Programa de PósGraduação em música/CLA/UNIRIO, No. 6, nov. 2002, pp. 7-39.

______, 1988-9 : « La danse à tambour des Inuit Iglulik (Nord de la Terre de Baffin)», Recherches amérindiennes au Québec, vol. XVIII, n° 4, hiver 88-89, pp. 37-48.

______, 1993 : Le Combat de Chronos et d’Orphée, Paris, Christian Bourgois éditeur ; trad. bras. O combate entre Cronos e Orfeu, S. Paulo, Via Lettera, 2005

______, 1999: La musique , la recherche et la vie, Montreal, Leméac Éditeur.

NATTIEZ, J.-J., BOILÈS, C., 1977 : Petite histoire critique de l’ethnomusicologie, Musique en Jeu, no. 28, septembre l977, pp. 26-53.

NATTIEZ, J.-J., TAMUSUZA S., 2002 : Musiques du Bouganda (Ouganda), disque compact, OCORA, C 560161.

______, 2003 : « Ritmo, danze e sesso : una danza ugandese d’iniziazione al matrimonio », in Nattiez (ed.), Enciclopedia della musica, vol. III, « Musica e culture », Torino, Einaudi, 2003, p. 957-977 ; trad.fr., « Rythme, danse et sexe : une danse ougandaise d’initiation au mariage », in Nattiez (ed.) , 2005, Musiques. Une encyclopédie pour le XXIe siecle, vol. III, « Musiques et cultures », Arles – Paris, Actes Sud / Cité de la musique, pp. 1108-1129

NETTL, B., 1983 : The Study of Ethnomusicology, Urbana, Chicago, Londres, Univesity of Illinois Press.

PIKE, K.L., 1967 : Language in Relation to a Unified Theory of the Structure of Human Behavior, Haia, Mouton.

PROUST, M., 1988 : La prisonnière, in À la recherche du temps perdu, Paris, Gallimard, « Bibliothèque de la Pléiade », tome III.

______, 1981 : A prisioneira, in Em busca do tempo perdido. Trad. de Manuel Bandeira e Lourdes S. de Alencar. Porto Alegre, Ed. Globo, vol. 5.

REICHA, A., 1824-26 : Traité de haute composition musicale, Paris, Zettler & Cie, 2 vol.

SEEGER, C., 1976 : «Tractatus Esthetico-Semioticus», in Grubbs, J.W. (ed.), Current Thought in Musicology, Austin-Londres, University of Texas Press, p. 1-39.

______, 1977 : Studies in Musicology (1935-1975), Berkeley-LosAngeles-Londres, University of California Press.

VEYNE, P., 1971 : Comment on écrit l’histoire, Paris, éditions du Seuil.

WILLETT, F., 1971 : African Art, Londres, Thames & Hudson ; nouvelle éd., 2002.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“O Desconforto Da Musicologia”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 5-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55545.

Artigos Semelhantes

1-10 de 469

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)