Etnomusicologia e significações musicais

Autores

  • Jean-Jacques Nattiez Universidade de Montreal
  • Silvana Zilli Bomskov Universidade de Paris Sorbonne.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55644

Palavras-chave:

etnomusicologia, semântica musical, semiologia

Resumo

Em primeiro lugar, especifica-se o que se entende por semântica musical, a fim de diferenciá-la da semântica lingüística. A classificação das grandes famílias de pesquisa semântica na musicologia permite determinar o lugar da semântica musical na etnomusicologia. Numa segunda parte, propõe-se uma caracterização dos fenômenos semânticos na etnomusicologia: a utilização de procedimentos substitutivos da linguagem; a dimensão signalética dos signos; os aspectos simbólicos, denotativos e conotativos; a remissão indicial ao político-social e ao ideológico. O artigo termina com observações críticas sobre os métodos da semântica musical na etnomusicologia: o estabelecimento dos significantes pertinentes e dos significados ligados a eles, o status a ser atribuído aos autores da semantização e a função dos contextos.

Biografia do Autor

  • Jean-Jacques Nattiez , Universidade de Montreal

    Jean-Jacques Nattiez é Professor Titular de Musicologia da Faculade de Música da Universidade de Montreal. Considerado pioneiro da Semiologia Musical, publicou: Fondements d´une sémiologie de la musique (UGE, 10-18, 1975), Musicologie générale et sémiologie (Bourgois, 1987), De la sémiologie à la musique (UQAM, 1987), Le combat de Chronos et d´Orphée (Bourgois, 1993). Aplicou seus conceitos semiológicos às relações entre a música e a literatura (Proust musicien, Bourgois, 1984, 1999); às obras de Wagner (Tétralogies, Bourgois, 1983; Wagner androgyne, Bourgois, 1990); ao pensamento de Pierre Boulez (do qual editou vários volumes de escritos, dentro os quais a correspondência com John Cage); à música dos Inuit (Candá), dos Aïnous (Japão) e dos Baganda (Uganda), destes publicando diversos discos. Autor do romance Opera (Leméac, 1997) e da autobiografia intelectual La musique, la recherche et la vie (Leméac, 1999). Foi o primeiro co-editor e co-fundador da Revue de musique des universités canadiennes, dirigindo Circuit de 1990 a 1999. Hoje, é diretor geral de uma Enciclopédia de Música, em 5 volumes, cuja publicação, em italiano, pela EINAUDI, iniciou-se em 2001, e, em 2003, pela ACTE-SUD, em francês. Escreveu cerca de 150 artigos, realizando séries de conferências em vinte países. Vários de seus livros foram traduzidos para o inglês, o italiano e o japonês. A edição revista e aumentada do Combate de Cronos e Orfeu será, em breve, publicada no Brasil, por VIA LETTERA.

  • Silvana Zilli Bomskov, Universidade de Paris Sorbonne.

    Silvana Zilli Bomskov é Intérprete de Conferência membro da AIIC (Association Internationale des Interprètes de Conférence), com formação pela Université de Paris Sorbonne - Paris IV e especialização pela Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III - ESIT. Prestou diversos serviços de interpretação e tradução para a Embaixada do Brasil em Paris, o Ministério das Relações Exteriores da França, o Parlamento Europeu, a Comissão Européia, a Organização Mundial da Saúde, a Organização das Nações Unidas e empresas internacionais de grande porte.

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Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Etnomusicologia E significações Musicais”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 5-30. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55644.

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