A comparação das análises sob o ponto de vista semiológico

a propósito do tema da Sinfonia em Sol menor, K. 550, de Mozart

Autores

  • Jean-Jacques Nattiez
  • Sandra Loureiro de Freitas Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55783

Palavras-chave:

Epistemologia, metodologia, semiologia, análise comparativa, Mozart

Resumo

O objetivo deste artigo é classificar e comparar algumas das mais importantes análises do tema da Sinfonia em Sol menor, K. 550, de Mozart: Abert, Schenker, Réti, Cooke, Stefani, Lerdahl et Jackendoff. Para isto, uma tipologia das análises é apresentada: a distinção é feita entre as análises de orientação semântica e as análises imanentes. Esta última é por sua vez dividida em dois grupos: as análises taxionômicas e as análises lineares. A comparação das análises é, a seguir, empreendida de acordo com três questões: a análise é conduzida sobre a base de uma metodologia explícita? O modelo faz aparecer, na obra, uma hierarquia de níveis? Qual é a pertinência semiológica da análise (aqui é feita referência à teoria da tripartição que distingue entre os níveis poiético, neutro e estésico)? O liame que pode ser estabelecido entre estas análises e a execução da sinfonia é abordado, quando isto se faz pertinente. Como conclusão, é proposto superpor-se as “linhas” de análise, visando facilitar a comparação.

Biografia do Autor

  • Jean-Jacques Nattiez

    Jean-Jacques Nattiez é considerado como um pioneiro da semiologia musical. Desenvolveu o chamado modelo da tripartição, proposto por Jean Molino, em suas obras teóricas (“Fondements d’une sémiologie de la musique”, 1975; “Musicologie générale et sémiologie”, 1987). Aplicou-o a respeito de Wagner (“Tétralogies”, 1983; “Wagner androgyne”, 1990) e de Hanslick, Gould et Boulez, numa coletânea de artigos, “Le combat de Chronos et d’Orphée”, a ser publicada brevemente no Brasil pela Editora Via Lettera e Livraria, em uma tradução de Luiz Paulo Sampaio. Jean-Jacques Nattiez trabalhou igualmente sobre as relações entre a música e a literatura (“Proust musicien”, 1984, reeditado em 1999) e, no campo da Etnomusicologia, sobre a música dos Inuit, Aïnou, Tchouktchis e dos Baganda, dos quais publicou diversos discos. Suas pesquisas atuais tratam da historiografia musical sob o ponto
    de vista semiológico.

Referências

ABERT, H. W. A. Mozart. Leipzig : Breitkopf und Härtel, 1923-4. p. 479-490. vol. II. Trad. inglesa in Broder, 1967. p. 69-83.

BENT, I. „Analysis“, in The New Grove Dictionary of Music and Musicians, S. Sadie ed., 1980. p. 340-388. vol I. Reimpressão revista e modificada: Analysis. The Norton/Grove Handbooks in Music. New York, London: Norton, 1987.

BERNSTEIN, L. The Unanswered Question. Cambridge: Harvard University Press, 1976.

BRODER, N. Mozart : Symphony in G Minor, K. 550. New York: Norton, Norton Critical Scores, 1967.

COOK, N. A Guide to Musical Analysis. Londres: Dent, 1987.

COOKE, D. The Language of Music. Londres: Oxford University Press, 1959.

DE VOTO, M. “Analysis”, in The New Harvard Dictionary of Music, D. Randel ed. Cambridge: Harvard University Press, 1986. p. 37-38.

DUNSBY, J., WHITTALL, A. Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber, 1988.

FÉTIS, F.J. [Compte-rendu de concert, Paris, 11 mai 1828], Revue musicale, vol. III, 1828. p. 372.

IMBERTY, M.: Entendre la musique. Paris: Dunod, 1979.

IMBERTY, M. Les écritures du temps. Paris: Dunod, 1981.

KERMAN, J. Contemplating Music. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

LERDAHL, F., JACKENDOFF, R. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: IT Press, 1983.

MARTY, J.P. The Tempo Indications of Mozart. New Haven-London: Yale University Press, 1988.

MEYER, L. Explaining Music. Berkeley: University of California Press, 1973.

MILA, M. Le sinfonie di Mozart. Turin: Giappichelli, 1967.

MOLINO, J. « Fait musical et sémiologie de la musique ». Montréal: Musique en jeu, n. 7, janvier 1975, p. 7-62.

NARMOUR, E. Beyond Schenkerism. Chicago: Chicago University Press, 1977.

NATTIEZ, J.-J., HIRBOUR-PAQUETTE, L. « Analyse musicale et sémiologie : à propos du prélude de Pelléas ». Montréal : Musique en jeu, n. 10, mars 1973, p. 42-69.

NATTIEZ, J.-J. Fondements d’une sémiologie de la musique. Paris: Union Générale d’Editions, 1975. p. 10-18.

NATTIEZ, J.-J. Musicologie générale et sémiologie. Paris : Christian Bourgois éditeur, 1987. Trad. inglesa. Music and Discourse. Princeton : Princeton University Press, 1990.

NATTIEZ, J.-J. “Musica e significato”, in Nattiez, J.-J. (ed.). Enciclopedia della Musica, II - Il sapere musicale. Torino : Einaudi, 2002a. p. 206-238.

NATTIEZ, J.-J. « O modelo tripartite de semiologia musical : o exemplo de La Cathédrale engloutie, de Debussy ». In :Debates, UNIRIO, n. 6, nov. 2002, 2002b. p. 7-39.

OULIBICHEFF, A. Nouvelle biographie de Mozart. Moscou: 1843. Trad. inglesa de um excerto in Broder, 1967. p. 105-9.

REICHA, A . Traité de mélodie. Paris: Scherff, 1814.

RÉTI, R. The Thematic Process in Music. London: Faber, 1951.

RUWET, N. « Méthodes d’analyse en musicologie », Revue belge de musicologie, 1966. pp. 65-90. vol. XX. Reimpressão in Ruwet 1972, p. 100-134.

RUWET, N. Musique, langage, poésie. Paris : Seuil, 1972.

SCHENKER, H. Das Meisterwerk in der Musik, vol. II. Munich: Drei Masken Verlag, 1926. Reed. Hildesheim - New York: Georg Olms Verlag, 1974.

SCHRADE, L. Vom Nachleben Mozarts. Berne, Munich: 1964.

SCHUMANN, R. Gesammelte Schriften, 5. ed., vol 1. Kreisig: 1914.

SMISMANS-DELIEGE, I. Les règles préférentielles de groupement dans la perception musicale. Mémoire de licence. Bruxelles: Université libre de Bruxelles, 1985.

STEFANI, G. Introduzione alla Semiotica della Musica. Palerme: Sellerio Editore, 1976.

TOVEY, D. “Sonata Form”, in Encyclopedia Britannica, 11. ed., vol. XXV. New York: 1911.

Downloads

Publicado

2003-07-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“A comparação Das análises Sob O Ponto De Vista semiológico: A propósito Do Tema Da Sinfonia Em Sol Menor, K. 550, De Mozart”. 2003. Per Musi, nº 08 (julho): 5-40. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55783.

Artigos Semelhantes

1-10 de 189

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)