Tendências pandiatônicas na obra para órgão solo de Calimerio Soares
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55622Palavras-chave:
composição musical, órgão, pandiatonismo, Calimerio SoaresResumo
Autilização de diversos tipos de formações escalares em um contexto que não depende das progressões harmônicas tradicionais e nem do tratamento da dissonância constitui o fundamento da técnica pandiatônica. O objetivo deste artigo é investigar o uso dessa técnica na obra para órgão do compositor mineiro Calimerio Soares.
Referências
DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition: A Guide to the Materials of Modern Music. 3. ed. Dubuque, Iowa: WM. C. Brown Company Publishers, 1974.
KOSTKA, Stefan. Twentieth-Century Music. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony: Creative aspects and practice. New York: W.W. Norton & Company, 1961.
SADIE, Stanley, ed. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2.ed. London: Macmillan Publishers Incorporated, 2001.
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-Tonal Theory. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






