Análise e interpretação de Quatre Pièces de Glauco Velásquez (1912)

Autores

  • Any Raquel Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Fernando Saraiva Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57648

Palavras-chave:

análise, interpretação, órgão

Resumo

A interpretação de uma obra musical depende em grande parte do conhecimento e da percepção da sua essência. O intérprete deve recorrer à análise como um instrumento básico para as decisões que tomará quanto à interpretação, pois ela revela pontos que nem sempre são perceptíveis à primeira vista. Neste trabalho mostraremos aspectos que devem ser considerados ao interpretar-se a obra Quatre Pièces para órgão, de Glauco Velásquez, decorrentes de uma análise das mesmas.

Biografia do Autor

  • Any Raquel Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    doutora em música pela University of Georgia (EUA) é professora no PPG- Música e no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Atua como organista, concertista e conferencista no Brasil e no exterior. Como pesquisadora do CNPq, tem desenvolvido trabalhos na área de contraponto, fuga e música brasileira para órgão.

  • Paulo Fernando Saraiva Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    iniciou seus estudos de violão na Escuela Universitaria de Musica em Montevidéu. Está na fase final do curso de bacharelado em composição no Instituto de Artes da UFRGS, sob orientação dos professores Dr. Celso Loureiro Chaves e Dr. Antônio Carlos Borges Cunha. Atuou como bolsista de Iniciação Científica, orientado pela Profa. Dra. Any Raquel Carvalho. Várias peças de sua autoria já foram tocadas em recitais públicos.

Referências

GERLING, Cristina Capparelli e SOUZA, Jusamara. A performance como objeto de investigação. SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL, 1, 2000, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Curso de Pós-Graduação da Escola da Música da UFMG, 2001. p. 114-126.

SCHMALFELDT, Janet. On the Relation of Analysis to Performance: Beethoven's Bagatelles Op. 126, nos. 2 & 5. Journal of Music Theory, v.29, п.1, р.1-31, 1985.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Análise E interpretação De Quatre Pièces De Glauco Velásquez (1912)”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 151-62. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57648.

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