Sobre Harmonia de Arnold Schoenberg.

tradução de Marden Maluf

Autores

  • Norton Dudeque Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55772

Palavras-chave:

harmonia tonal, tradução, Harmonielehre

Resumo

Um livro como o Harmonielehre de Arnold Schoenberg tornou-se um dos clássicos, já faz décadas, sobre harmonia tonal e em especial sobre o pensamento deste grande compositor. Existem inúmeras traduções para outras línguas, o que só reforça a sua importância. De todas essas traduções, provavelmente a primeira a ter sido tentada foi a do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, quem em 1916, apenas cinco anos após a primeira edição do Harmonielehre, iniciou um trabalho de tradução deste livro. Infelizmente, a tradução de Nepomuceno ficou inacabada.1 Após décadas de espera chega-nos a tradução do Harmonielehre, realizada por Marden Maluf.

Biografia do Autor

  • Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná

    Norton Dudeque é Professor Adjunto no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Realizou o doutorado (Ph.D) na University of Reading, Grã-Bretanha, onde defendeu a tese “Music Theory and Analysis in the Writings of Arnold Schoenberg (1874–1951)”.

Referências

BELLERMANN, Heinrich. Der Contrapunkt oder zur Stimmfuhrung in der musikalischen Composition. Berlin: Springer, 1862.

BERNSTEIN, David. ‘Schoenberg contra Riemann: Stufen, Regions, Verwandtschaft, and the Theory of Tonal Function’, Theoria: Historical Aspects of Music Theory, 6 (1992), pp. 23–53.

__________. ‘Georg Capellen’s Theory of Reduction: Radical Harmonic Theory at the Turn of the Century’, Journal of Music Theory (1993), 37: 1, pp. 85–116.

BRANDA LACERDA, Marcos. “Breve Resenha das Contribuições de Schenker e Schoenberg para a Análise Musical”, Revista da Escola de Música da UFBA (Dezembro, 1995), pp. 65–79.

BUJIC, Bojan (Ed.). Music in European Thought 1851–1912, in Cambridge Readings in the Literature of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

CORRÊA, Sérgio Alvim. Alberto Nepomuceno, catálogo geral. Rio de Janeiro: Funarte, INM, 1985.

DUDEQUE, Norton. “Schoenberg’s Gedanke manuscript”, British Postgraduate Musicology, 3 (1999), pp. 44–9.

DUNSBY, Jonathan. ‘Schoenberg and the Writings of Schenker’, Journal of the Arnold Schoenberg Institute (1977), 2: 1, pp. 26–33.

DUNSBY, Jonathan and Arnold Whittall. Music Analysis: in Theory and Practice. London: Faber & Faber, 1988.

HILMAR, Rosemary, Alban Berg. Viena: Hermann Böhlaus Nachf., 1978.

__________. “Alban Berg’s Studies with Schoenberg”, Journal of the Arnold Schoenberg Institute, 8: 1 (1984), pp. 7–29.

HULL, Arthur Eaglefield. Modern Harmony: Its Explanation and Application. London: Augener Ltd., 1914.

LENORMAND, René. Etude sur l’harmonie moderne (Study of Twentieth-Century Harmony), Trad. Herbert Antcliffe.

London: Joseph Williams, 1915, publicado originalmente em 1913. Meyers grosses Konversations-Lexikon. ein Nachschlagewerk des allgemeinen Wissens. Leipzig: Bibliographisches Institut, 1891–2.

REICH, Willi. The Life and Work of Alban Berg. Trad. Cornelius Cardew. London: Thames and Hudson,1965.

__________. Schoenberg, A Critical Biography. Trad. Leo Black. London: Longman Group LTD., 1971.

RIEMANN, Hugo. Große Kompositionslehre I. Band Der homophone Satz (Melodielehre und Harmonielehre). Berlin: W. Spemann, 1902.

__________. Katechismus der Harmonie- und Modulationslehre. Leipzig: Max Hesse, 1906.

__________. ‘Handbuch der Musikgeschichte’, in Die Musik des 18. und 19. Jahrhunderts, v. 2/iii. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1922.

__________. Harmony Simplified or The Theory of the Tonal Functions. Trad. Rev. H. Bewerunge. London: Augener & Co., [1896?].

SADIE, Stanley; TYRRELL, John, Eds. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2nd ed.. London: Macmillan, 2001 (29 volumes).

SCHENKER, Heinrich. Harmony. Trad. Elizabeth M. Borgese. Chicago: University of Chicago Press, 1954.

__________.Counterpoint. Volume I of New Musical Theories and Fantasies—book I Cantus firmus and Two-voice Counterpoint. Trad. John Rothgeb e Jürgen Thym, Ed. John Rothgeb. New York: Schirmer Books, 1987.

SCHOENBERG, Arnold. Letters. Trad. Eithne Wilkins and Ernst Kaiser, Ed. Erwin Stein. London: Faber & Faber, 1964.

__________. Structural Functions of Harmony. Ed. Leonard Stein. London: Faber & Faber, 1969 [1954].

__________. Style and Idea, Selected Writings of Arnold Schoenberg. Trad. Leo Black, Ed. Leonard Stein. London: Faber & Faber, 1975.

__________. The Berg-Schoenberg correspondence. Ed. Julianne Brand, Christopher Hailey e Donald Harris. London: MacMillan Press, 1987.

__________. Theory of Harmony, Harmonielehre [1911]. Trad. Roy E. Carter. London: Faber and Faber, 1978.

__________. The Musical Idea and the Logic, Technique, and Art of Its Presentation. Ed. Patricia Carpenter e Severine Neff. New York: Columbia University Press, 1995.

SECHTER, Simon. Die Grundsätze der musikalischen Komposition, 3 vol. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1853–4.

SIMMS, Bryan R. ‘New Documents in The Schoenberg-Schenker Polemic’, Perspectives of New Music, 16: 1(1977), pp. 110–24.

__________. Review of Theory of Harmony by Arnold Schoenberg translated by Roy E. Carter, Music Theory Spectrum, 4 (1982), pp. 155–62.

SPRATT, John F. ‘The Speculative Content of Schoenberg’s Harmonielehre’, Current Musicology, 11 (1971), pp. 83–9.

STEIN, Erwin. Praktischer Leitfaden zu Schönbergs Harmonielehre: ein Hilfsbuch für Lehrer und Schüler. Vienna: Universal Edition, 1923.

WASON, Robert and Elizabeth West Marvin. ‘Riemann’s “Ideen zu einer ‘Lehre von den Tonvorstellungen’ “: An Annotated Translation’, Journal of Music Theory, 36: 1 (1992), pp. 69–117.

WASON, Robert W. Review of Theory of Harmony by Arnold Schoenberg. Translated by Roy E. Carter, Journal of Music Theory, 25: 2 (1981), pp. 307–16.

__________.Viennese Harmonic Theory from Albrechtsberger to Schenker and Schoenberg. Rochester: University of Rochester Press, 1985.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Resenhas de Livros

Como Citar

“Sobre Harmonia De Arnold Schoenberg. : Tradução De Marden Maluf”. 2004. Per Musi, nº 09 (janeiro): 114-23. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55772.

Artigos Semelhantes

1-10 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.