A pedagogia e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil
um passado que ainda é realidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55905Palavras-chave:
instrumentos de cordas, performance instrumental, pedagogia instrumental, ensino de música no BrasilResumo
O processo de aprendizado e qualificação do instrumentista de cordas no Brasil é prejudicado por uma série de problemas relacionados à tradição musical do povo brasileiro, à disponibilidade de ensino básico, superior e de pós-graduação qualificados, ao número de professores competentes, à obtenção de instrumentos e materiais correlatos, e ao mercado de trabalho. Minha pesquisa de doutorado sobre este assunto, finalizada em 1993 e disponibilizada pela University Microfilms International, detectou sérios problemas – que formam um círculo vicioso, cujo principal componente é a formação básica desse instrumentista – agravados pela falta de perspectivas de solução.
Referências
ARAÚJO, Irani de. O Que Aconteceu com o Milagre Econômico Brasileiro? The Brasilians [sic], p.2P, out. 1993.
BORGES-SCOGGIN, Gláucia de Andrade. A Study of the Pedagogy and Performance of String Instruments in Brazil and the Social, Cultural, and Economic Aspects Affecting their Development. Dissertação (Doutorado em Música), University of lowa, 1993.
CARDOSO, Lellis. A psychologia da música e sua aplicação no meio escolar. Boletin Latino Americano de Música, p.351-364, abril 1937.
FRASER, Caroline. Latin American Update. American Suzuki Journal, p.40-47, Winter 2002. Latin American Update. American Suzuki Journal, p.29-30, Fall 1998.
HEITOR, Luiz. O problema da educação musical infantil: a música e as crianças. Revista Brasileira de Música VII, p.44-52, 1940.
JAFFÉ, Alberto. String Programs: Growth in Brazil. American String Teacher, p.26-28, Spring 1984.
KRUGER, Linda L. An Analysis and Adaptation of Brazilian Folk Music into a String Method Comparable to American Models for use in the Brazilian Music Education System. Dissertação (Doutorado em Filosofia), Ph.D., University of Missouri-Columbia, 1990.
KRUGER, Linda L., e PEIXOTO, Anamaria. Iniciando cordas através do folclore. Belém: Fundação Cidos 1991. Gomes,
LAVIGNE, Marco Antônio, BOSÍSIO, Paulo Gustavo. Técnicas fundamentais de arco para violino e viola. Apostila, [20027]. LEWAN, Todd. Overview: Crusade Against Hunger. The Brasilians, p.2E, set. 1993.
MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo: Art Editora, 1977.
OTT, Percy. The Dilemma of the Strings: Is our Shortage of Violins and Violas to be Permanent? Etude, p. 12-13, 1949.
PARISOT, Aldo. Music in Brazil. American String Teacher, p.32-33, Spring 1984.
PEREIRA, Antônio de Sá. O problema da educação musical infantil: orquestra de alunos. Revista Brasileira de Música VII, p.40-43, 1940. VILLA-LOBOS, Heitor. Educação musical. Boletin Latino Americano de Música, p.495-588, abril 1946.
WILKIE, W. Statistical Abstract of Latin America. Los Angeles: UCLA Latin American Center Publications, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






