A pedagogia e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil

um passado que ainda é realidade

Autores

  • Gláucia Borges Scoggin Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55905

Palavras-chave:

instrumentos de cordas, performance instrumental, pedagogia instrumental, ensino de música no Brasil

Resumo

O processo de aprendizado e qualificação do instrumentista de cordas no Brasil é prejudicado por uma série de problemas relacionados à tradição musical do povo brasileiro, à disponibilidade de ensino básico, superior e de pós-graduação qualificados, ao número de professores competentes, à obtenção de instrumentos e materiais correlatos, e ao mercado de trabalho. Minha pesquisa de doutorado sobre este assunto, finalizada em 1993 e disponibilizada pela University Microfilms International, detectou sérios problemas – que formam um círculo vicioso, cujo principal componente é a formação básica desse instrumentista – agravados pela falta de perspectivas de solução.

Biografia do Autor

  • Gláucia Borges Scoggin, Universidade do Estado de Minas Gerais

    graduou-se em violino pela Escola de Música da UFMG, em 1988, aperfeiçoou- se na Universidade de lowa (EUA), sob a orientação do Professor Leopold La Fosse, tendo concluído o Mestrado em 1991 e o Doutorado em 1993. Professora especializada no Método Suzuki, lecionou na Preucil School of Music e participou de workshops sob a orientação dos Professores John Kendall e William Starr. Atualmente, é docente na Escola de Música da UEMG. Integrou diversos organismos sinfônicos e camerísticos norte-americanos, no período de 1989 a 1993. É violinista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 1986, onde atuou como spalla convidada em 2002. Integra a Orquestra de Câmara Sesiminas-Musicoop desde 1996.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Pedagogia E a Performance Dos Instrumentos De Cordas No Brasil: Um Passado Que Ainda é Realidade”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 25-36. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55905.