A pesquisa em Educação Musical no Brasil

breve trajetória e desafios futuros

Autores

  • Luciana Del Ben Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55986

Palavras-chave:

educação musical, pesquisa em educação musical, epistemologia da educação musical

Resumo

Neste trabalho procuro refazer, resumidamente, a trajetória da pesquisa em Educação Musical no Brasil na última década. Após identificar alguns temas abordados e perspectivas teóricas e metodológicas utilizadas, passo a discutir, à luz de estudos na área da Pedagogia, propriedades da Educação Musical como campo de conhecimento. Posteriormente, são apresentados alguns dos desafios a serem enfrentados pelos pesquisadores em Educação Musical. Ao discutir questões epistemológicas ligadas à Educação Musical, este texto poderá contribuir com as demais sub-áreas da Música, fertilizando discussões semelhantes.

Biografia do Autor

  • Luciana Del Ben, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    é Mestre e Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Piano pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é Professora Adjunto I do Departamento de Música da UFRGS, onde também atua como Coordenadora da Comissão de Graduação. É professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical (NEPEM), vinculado ao referido Programa. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores de música e é editora da Revista da ABEM.

Referências

ANAIS DO V ENCONTRO ANUAL DA ABEM. Londrina, 1996.

ANDRÉ, M. E. D. A. O papel mediador da pesquisa no ensino de didática. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. (Orgs.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997.

ARROYO, M. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música. Tese (Doutorado em Música). 1999, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Porto Alegre.

BASTIAN. H. G. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do pragmatismo. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, p. 76-106, 2000.

BEYER, E. A pesquisa em educação musical: esboço do conhecimento gerado na área. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9., Rio de Janeiro, 1996. Anais... Rio de Janeiro: 1996. р. 74-79.

BOZZETTO, Adriana. O professor particular de piano em Porto Alegre: uma investigação sobre processos identitários na atuação profissional. Em Pauta, ano X, n.14/15, p. 49-66, 1998/1999.

CADERNO DE RESUMOS. X Encontro Anual da ABEM. Educação Musical hoje: múltiplos espaços, novas demandas profissionais. Uberlândia, 2001.

EM PAUTA, ano 10, n. 14/15, 1998/1999.

ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Porto: Porto Editora, 1992.

GOMES, Celson Henrique Sousa. Formação e atuação de músicos nas ruas de Porto Alegre: um estudo a partir dos relatos de vida. Em Pauta, ano X, n.14/15, p. 35-48, 1998/1999.

HENTSCHKE, Liane; CUNHA, Elisa; SOUZA, Jusamara; BOZZETTO, Adriana. Bandas de rock: qual repertório? Como tocar?-um estudo multi-casos com adolescentes. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara; CUNHA, Elisa; BOZZETTO, Adriana. Interrelação das atividades de composição, execução xecução e apreciação musical: um estudo de caso com banda de adolescentes. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., Uberlândia, 2001. Anais... Uberlândia: ABEM, 2001. (CD-ROM).

HENTSCHKE, L.; OLIVEIRA, A. A educação musical no Brasil, In: HENTSCHKE, L. (Org.). A educação musical em paises de linguas neolatinas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p. 47-64.

KRAEMER, R-D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, ano 11, п. 16/17, p. 50- 73, 2000.

MALAGUTTI, Vania. O programa televisivo Hip Hop Sul e suas funções pedagógico-musicais. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. de. Ciência(s) da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MÜLLER, Vânia. A música é, bem dizė, a vida da gente. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 9., Belém, 2000. Anais... Belém: ABEM, 2000. Disponível em disquete.

MÜLLER, Vânia. A vivência musical de crianças e adolescentes em situação de rua: reflexões para o educador musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997a.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática - ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997b. p. 19-76.

PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998a.

PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação: educação, pedagogia e didática. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998b. p. 39-70.

PRASS, Luciana. Saberes musicais em uma bateria de escola de samba (ou por que "ninguém aprende samba no colégio"). Em Pauta, ano X, n.14/15, p. 5-18, 1998/1999.

RAMOS, Silvia Nunes. Música na televisão: uma instância formadora de hábitos musicais de crianças. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

SÉRIE ESTUDOS, n. 2, Música: pesquisa e conhecimento, 1996.

SILVA, Helena Lopes da. Música no espaço escolar e a construção da identidade de gênero: um estudo de caso. Revista Opus, ano 9, n. 8, 2002. Disponível em: <http://www.musica.ufmg.br/anppom/opus/opus8/heletext.htm.

SOUZA, J. Repensando a pesquisa em educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 9., Rio de Janeiro, 1996. Anais... Rio de Janeiro: 1996. p. 80-86.

SOUZA, J. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da educação musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 10., Uberlândia, 2001. Anais... Uberlândia: ABEM, 2001. p. 85-92.

SOUZA, Jusamara; CORRÊA, Marcos Kröning. Música e adolescência: práticas de aprendizagem musical em AÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 10., contexto extra-escolar. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO Uberlândia, 2001. Anais... Uberlândia: ABEM, 2001. (CD-ROM).

SOUZA, Jusamara; HENTSCHKE, Liane; BOZZETTO, Adriana; CUNHA, Elisa. Leitura e teoria musical nas práticas de bandas de rock. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

STEIN, Marília. Oficinas de música: uma etnografia de processos de ensino e aprendizagem musical em bairros populares de Porto Alegre. Em Pauta, ano X, n.14/15, р. 19-34, 1998/1999.

UPITIS, R. Artistic approach to research. Music Education Research, v. 1, n. 2, p. 219-226, 1999.

WILLE, Regiana Blank. As vivências musicais escolares e o fazer musical fora da escola: três estudos de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 11., Natal, 2002. Anais... Natal: ABEM, 2002. (CD-ROM).

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Pesquisa Em Educação Musical No Brasil: Breve trajetória E Desafios Futuros”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 76-82. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55986.